Como parte do movimento de melhora coletiva da indústria publicitária e da comunicação – que acontece há algum tempo, ganha força no Brasil neste ano a ati. – grupo de agências de triplo impacto. Trata-se da primeira plataforma de agências de comunicação, marketing e publicidade comprometidas com a geração de impacto econômico, social e ambiental positivo da América Latina. A ati. é conectada com outras redes de agências de impacto, como a DNS (Do not Smile), na Europa. Trazida para o Brasil pela Ecomunica e Profile, o grupo já conta também com as agências Dupla Comunicação e Circular, e aguarda por outras agências brasileiras concluírem o processo de embarque oficial na rede.
A plataforma reúne mais de 20 organizações unidas pelos valores e ética profissional, e a profunda convicção em relação à responsabilidade da indústria criativa no desenvolvimento de um futuro mais justo, inclusivo e ambientalmente sustentável. Muitas dessas organizações, inclusive, são certificadas pelo Sistema B, que atesta as boas práticas de ESG de empresas em todo o mundo, como Natura, eu reciclo, Nespresso e Danone.
“Todas as agências ati têm em comum a vontade de elevar a régua do mercado de comunicação em várias frentes, desde melhorar as condições de trabalho no setor a ampliar a atuação nas áreas de sustentabilidade ambiental e social de forma transversal aos negócios”, afirma Ellen Bileski, CEO e fundadora da Agência Ecomunica.
“A ati no Brasil é um convite para as agências de comunicação, marketing e relações públicas firmarem um compromisso de impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente. Nós queremos mais agências brasileiras conosco, pois temos certeza que a indústria da comunicação é essencial para a mudança acontecer”, diz Rodrigo V Cunha, CEO e fundador da agência Profile. Carla Gullo, diretora da Circular, concorda: “A ati nos convida a refletir sobre nossa profissão e a sua importância. Trabalhamos com algo dinâmico e vivo. A sociedade atual pede essas mudanças e temos obrigação de contribuir”, diz.
Para ser membro da ati, as organizações devem demonstrar ter um propósito de impacto definido, experiência concreta em projetos de triplo impacto para clientes e o desenvolvimento de boas práticas relacionadas à ética profissional, trabalho, gênero e aspectos ambientais.
Confira a lista das agências que conduzem o movimento
ATI (União das Agências de Triplo Impacto)
Argentina
Bambú
BI media
Con amor
done!
Galileo Media Lab
Grosomono
Meraki
Nodos
Quendar
Trama
Summa
Salommon Lab
Moddo Marketing
Marcas que marcan
Oficina de proyectos
Brasil
Profile
Ecomunica
Circular
Dupla
México
Agencia Verde
Sarape Social
US – LATAM
Planta
Uruguai
Impulso creativo
DNS (Do Not Smile)
Alemanha
tippingpoints
Áustria
Gugler
Bélgica
Springtime
Bélgica e Holanda
Make Sense
Dinamarca
Goodvertising
Espanha
EcoAvantis
França
Sidièse
Grécia
Sympraxis
Itália
Silverback
Turquia
Myra
Reino Unido
Creative Concern