Publicidade
Projeto lança cartilha de combate à desinformação na publicidade
20 de Junho de 2022

Projeto lança cartilha de combate à desinformação na publicidade

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Com a ideia de apresentar conceitos e instrumentos para o mercado publicitário construir uma base segura e adotar práticas contra a disseminação de informações falsas, será lançado no fim deste mês a cartilha “Publi ou Fake: Guia de desinformação e marketing digital“.

O documento que marca o início do projeto Desinfo, foi elaborado pelo InternetLab, centro independente de pesquisa em direito e tecnologia, em parceria com a agência Lema e o laboratório de comunicação Quid.

Publicidade

Segundo o site meio & mensagem, o projeto parte do entendimento de que a forma como as marcas e os consumidores interagem vêm mudando conforme o público exige das empresas mais posicionamentos políticos e sociais. A cartilha aponta, por exemplo, trabalhos de comunicação que levam interesse e opinião sendo veiculados sem distinção do que é publicidade, fato jornalístico ou científico. Além disso, o uso de influenciadores digitais é tratado como ponto central na distribuição de informações falsas.

Entre o que a cartilha prevê estimular é a revisão de contratos entre marcas, influenciadores e agências para diminuir os riscos de desinformação, a definição de critérios na gestão de mídia programática para que os valores dos anunciantes sejam de fato refletidos na operação, e o combate à propagação de informação falsa e violência online.

Publicidade
Publicidade