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A presença digital das agências tradicionais. Entrevista com Sérgio Casalecchi, da Ítacca Comunicação
01 de Dezembro de 2011

A presença digital das agências tradicionais. Entrevista com Sérgio Casalecchi, da Ítacca Comunicação

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Bruna Pires*
 
A Clear Educação e Inovação e o AcontecendoAqui sortearam em novembro uma bolsa integral para o curso “Como Planejar e Produzir Conteúdo para Novas Mídias” que aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro, em Florianópolis. O vencedor foi Sérgio Casalecchi, Diretor Proprietário da Ítacca Comunicação.
Sérgio participou dos dois dias no Hotel Majestic e contribuiu com experiências durante as aulas. entrevistou o profissional para saber mais sobre a visão da presença digital das agências e como está sendo esse processo.
 
AcontecendoAqui – Durante o curso de Planejamento e Produção de Conteúdo para Novas Mídias, você argumentou muito, demonstrando experiência com o trabalho na web. O que você achou do curso?
 
Sérgio Casalecchi – O Curso da Clear foi uma oportunidade de aprofundar meus conhecimentos no assunto e interagir com pessoas de diversas áreas, que compartilham dos mesmos interesses por redes sociais, inovações e ideias. É o tipo de curso que todos deveriam fazer, independente da área de atuação. As redes sociais mudaram o comportamento das pessoas, o jeito de se comunicar, se relacionar, de ensinar e aprender. É preciso estar por dentro dessa nova realidade.
 
AAqui – Como você vê a presença digital das agências de publicidade de Florianópolis?
 
S. C. – Pelo que vejo, a maioria das agências vive a síndrome do “e agora?” Têm muita gente sem saber o que fazer. É normal. As coisas mudaram muito rapidamente, as redes sociais sofisticaram o jeito de pensar e fazer comunicação, a dinâmica é outra, apesar do raciocínio ser basicamente o mesmo. Acredito que o formato de trabalho ideal das agências, ainda está por ser desenhado. Algumas já estão se estruturando para atender a demanda internamente, outras estão formando parcerias digitais. Acredito que só o tempo dirá qual o melhor modelo, ou os melhores modelos.
 
AAqui – Como os anunciantes vêem as redes sociais?
 
S. C. – A maioria dos anunciantes, principalmente os regionais, ainda vêem as redes sociais de maneira muito simplista. Entendem a presença digital como simplesmente ter uma página no facebook, disparar tweets, com discurso meramente comercial. E esperam ter retorno imediato, ou seja, vender! Como geralmente não é assim que funciona, boa parte desacredita, adia, faz de qualquer jeito. Este é o senso comum. Mas atuar nas redes sociais vai muito além, é um mar de oportunidades que para navegar é preciso abandonar os velhos mapas. Infelizmente, muitos anunciantes só vão se dar conta quando a água chegar no pescoço – e logo chegará.
 
AAqui – Como sabemos, a tendência é que as agências estreitem cada vez mais os departamentos, para que o planejamento on-line seja alinhado com o planejamento tradicional. Você consegue enxergar essa nova realidade de trabalho?
 
S. C. – Sim. Hoje o planejamento deve ter uma única cabeça e não pensar o offline e o on-line, separadamente.  A palavra de ordem hoje é ser “transmidia”. Na verdade, nada de muito novo em relação ha tempos atrás, a novidade é que agora temos muito mais meios com características e potenciais bem diferentes dos meios tradicionais. É só um novo jeito de pensar e fazer comunicação.
 
Nota da Redação
A Clear Educação está trabalhando na grade de cursos de 2012 e conta com a sugestão dos leitores: que cursos você gostaria que a Clear oferecesse em 2012? Envie sua sugestão para [email protected] 
 
*Bruna Pires é Gerente de Comunicação da Clear Educação, 

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