Publicidade
Fernando Silveira, da Integrada, assume a presidência do SINAPRO Rio Grande do Sul
18 de Dezembro de 2015

Fernando Silveira, da Integrada, assume a presidência do SINAPRO Rio Grande do Sul

Publicidade

A nova diretoria do SINAPRO-RS tomou posse nesta quinta-feira, 17/12, em Porto Alegre. Na cerimônia, Delmar Gentil, atual presidente, prestou homenagens a dois publicitários gaúchos: João Firme e Lairson Kunzler. “João Firme é um grande construtor da história da Propaganda. Fundou há 37 anos o primeiro sindicato de agências de propaganda no Brasil, que é o nosso SINAPRO-RS”, diz.  Ao entregar a placa à Moema Kunzler, esposa de Lairson, publicitário da Paim Comunicação morto em um assalto em 2014, Delmar Gentil destacou a permanente disponibilidade de Lairson em contribuir. “Era um parceiro incansável nas causas da indústria da Comunicação. Uma pessoa que construía, generoso”, completou.    
 
Realizações
Entre as atividades do Balanço de três anos de gestão, Delmar destacou a realização de 80 projetos,  o saneamento financeiro da entidade, a duplicação da receita e o aumento de 44% do número de associados.  “O que eu entendo que mais marcou esta gestão e que mais vai gerar parcerias e evolução para o nosso  mercado é a UNIÃO que conquistamos com as outras entidades do setor, em âmbito local e nacional.  “Desde o início, eu e a minha diretoria  trabalhamos muito para construir UNIÃO e  DIÁLOGO com as entidades, com as agências, com o sindicato dos funcionários, com as prefeituras, com os orgãos públicos”.  Como resultado desta postura,  foi regularizado, no período,  85 licitações de acordo com a Lei 12.232, garantindo a participação de qualquer porte de agência nas concorrências,  independente do seu tamanho. Essas licitações geraram cerca de R$ 300 milhões em investimentos no mercado da Comunicação. Na qualificação dos serviços, Delmar destacou a implantação de assessoria Jurídica para prestar apoio nas áreas trabalhista, tributária e em licitações e as Ações Coletivas realizadas junto ao Governo Federal para reduzir e recuperar impostos.   
 
Outro destaque do trabalho desenvolvido pela atual diretoria formada por Alexandre Skowronsky, da Global, Ligia Lirio, da Martins + Andrade,  Alexandre Silva, da Competence,  e Fernando Silveira, da Integrada,  foi a instalação de uma nova sede para o SINAPRO-RS, “com estrutura completa para ser a Casa das Agências e do mercado da Comunicação”, argumentou orgulhoso, e o Programa Super Estágio, projeto pioneiro no País, lançado em parceria com a ESPM Sul em novembro. Neste projeto, o Sindicato gaúcho foi o primeiro a atuar como agente integrador de estudantes para desenvolver novos líderes dentro das agências.
 
Em 2014, o SINAPRO-RS movimentou o mercado da propaganda com a campanha lançou “Agência Forte, parceiro estratégico. Tenha uma agência forte ao seu lado. Sempre”, ao lado da ARP e da ABAP RS.  “Destaco também a equilibrada negociação de dissídio realizada neste ano quando nos empenhamos em manter uma relação de trabalho favorável ao desenvolvimento do mercado, tanto para os empresários quanto para os empregados diante do cenário atual da nossa economia e a pesquisa de Opinião sobre o SINAPRO para ouvir sócios, ex-sócios, não sócios e outros públicos, envolvendo veículos, governo, entidades parceiras, grupos parceiros e clientes”, completa.
 
Na passagem de cargo para Fernando Silveira, da Integrada, Delmar anunciou a mudança de estatuto e a implantação de um projeto de Governança na entidade. “Estamos com a casa pronta. Fernando  está extremamente alinhado com tudo o  que estamos fazendo e ele representa um movimento que sempre defendemos, que é trazer as pequenas e médias agências do Estado para o convívio e debate de temas de interesse de todos nós”.   
 
No final do seu pronunciamento Delmar  destacou: “Nesses 3 anos de muito trabalho para reerguer o SINAPRO-RS,  o que entendo que marcou esta gestão e que mais vai gerar parcerias e evolução para o nosso  mercado é a UNIÃO que conquistamos com entidades do setor. Já falamos na geração do Conhecimento, da Tecnologia e outros. A palavra-chave deste nosso tempo, agora,  é COMPARTILHAR, CONTRIBUIR e CUIDAR.  Cuidar dos nossos clientes, das nossas equipes, dos nossos fornecedores, dos nossos amigos, da nossa família. Assim a nossa vida e os nossos negócios terão  caminhos mais mais fáceis de navegar.  Isso vale também para o BRASIL, que neste momento está vivendo um choque de confrontos, de dificuldades econômicas, mas também de mais coragem e transparência.  Vamos em frente e juntos”, concluiu.
Após a apresentação,  Cesar Paim entregou, em nome do mercado da Propaganda, uma placa em agradecimento ao trabalho de reconstrução do Sindicato liderado por Gentil.
 
Palavra do novo presidente
“A partir de agora, vamos aproveitar toda a base construída na última gestão e renovando a determinação para manter as conquistas e vencer os novos desafios. Aliás, neste dinâmico mercado que estamos vivendo, novos desafios serão uma constante.
Junto com essa diretoria incrível e com apoio de toda a equipe do SINAPRO/RS, vamos seguir com a AGENDA INTEGRADA com as entidades, vamos continuar ativos junto à FENAPRO e ao CENP, bem como pretendemos valorizar ainda mais as ideias que surgem através dos bem organizados grupos locais. Para tanto, ainda no início de 2016, vamos definir os papéis de cada diretor, estabelecendo ASSUNTOS e delegando funções para sejamos participativos e ágeis.
Espero, sinceramente, o apoio, em primeiro lugar, dos associados, causa prioritária da existência do SINAPRO, mas também de todas as entidades, dos grupos, dos veículos de comunicação e dos fornecedores. Somos, todos, complementares e precisamos, estar juntos na defesa de um mercado publicitário ético, valorizado e transformador.
Dizem que 2016 será um ano muito difícil. Sim, mas qual deles foi fácil? Se em algum momento foi simples empreender neste mercado, sinceramente, não vivi. Portanto, sabendo que 2016 será ainda mais difícil, vamos encarar com o nível de expectativa que merece, mas também com os níveis de ÂNIMO, DETERMINAÇÃO e PERSEVERANÇA mais altos que já tivemos. Vamos abusar da CORAGEM! Obrigado pela presença de todos e vamos à luta”. 
 
FERNANDO SILVEIRA
Formado em Comunicação Social – Habilitação Publicidade e Propaganda pela PUC-RS, Pós-Graduado em Gestão Empresarial (MBA) e Gestão de Projetos (MBA) pela Fundação Getulio Vargas. Atua há mais de 20 anos no mercado publicitário, tendo iniciado sua carreira como redator na Martins & Andrade, oriundo do Projeto Publicitário de Futuro. Depois da Martins, ainda como criativo, atuou na extinta Símbolo Comunicação e, entre 1996 e 2000, foi para Florianópolis (SC) onde passou pela Artplan Sul (Prime DBB), WG (atual OneWG) e Quadra Comunicação. Ainda em 2000, retornou ao RS para fundar a Integrada Comunicação Total, onde é sócio majoritário e atua como diretor geral, com dedicação especial aos setores de Planejamento e Novos Negócios.
 
Diretoria 2016/2018
Presidente: Fernando Silveira (Integrada Comunicação Total)
Vice-Presidente: Delmar Gentil (Sistema Dez)
Diretora Financeira: Ligia Lyrio (Martins+Andrade)
Secretário-Geral: Arthur Bender (Selling)

Conselho Fiscal
Alberto Freitas (Matriz)
Alexandre Silva (Competence)
Alexandre Skowronsky (Global)
Juliano Brenner Hennemann (SPR)
Liana Bazanela (DeBRITO)
Miguel De Luca (Escala).

Publicidade
Publicidade
Publicidade