A audiência de serviços de vídeos sob demanda vem crescendo nos últimos tempos e os criadores de conteúdo tornaram-se influenciadores de uma geração. É neste contexto que atua a Dia Estúdio, única network certificada pelo YouTube no Sul do Brasil e que completa dois anos de atividade no dia 15 de abril.
A empresa catarinense presta suporte para 35 canais do YouTube de diferentes locais do país e soma 30 milhões de visualizações mensais nos vídeos de sua rede. A network auxilia os produtores de conteúdo em relação ao funcionamento da plataforma e a construir uma audiência engajada.
A rede de criadores busca possibilidades para alavancar os canais, especialmente com estratégias de publicidade. O objetivo é fazer o youtuber conquistar um público sustentável. O mercado publicitário vem sabendo aproveitar este sucesso com os espectadores a seu favor. Na última Black & Friday, a Saraiva fez uma ação em parceria com três canais da Dia Estúdio e foi a marca mais comentada nas redes sociais durante o período de promoções.
No Brasil, existem cinco networks certificados pelo YouTube. As agências estão buscando estas empresas para chegar aos talentos da internet, pois as redes acabam intermediando as negociações. Muitas vezes, os publicitários precisam produzir uma campanha para internet e não sabem qual o perfil de criador que melhor se encaixa na ação. Neste caso, as networks também podem ser muito úteis para indicar quais youtubers que se adequam à proposta, baseando-se nos dados de perfil da audiência e no conteúdo dos canais.
A Dia Estúdio já trabalhou com a agência Young & Rubicam, nas peças nacionais de divulgação do Vivo Tudo Turbo 4G. Em Santa Catarina, atuou em parceria com a Neovox, produzindo o comercial de matrículas do Colégio Energia em 2015. Ambas ações foram realizadas com o canal Depois das Onze, das youtubers Thalita Meneghim e Gabriela Fernandes.
Além de fazer a mediação entre youtubers e agências, a Dia Estúdio trabalha com a venda de anúncios, auxiliando as marcas na promoção de seus comerciais na plataforma e prestando consultoria para a produção de conteúdo publicitário voltado para o YouTube. O trabalho de veiculação dos anúncios pode ser feito a partir de um link do vídeo enviado pelo cliente ou ainda a Dia pode produzir o material em parceria.
Os anúncios no YouTube oferecem a possibilidade de segmentação de acordo com localização, faixa etária e interesse de público. Um vídeo comercial de um novo batom, por exemplo, pode ser direcionado para mulheres entre 18 e 25 anos, de uma região metropolitana e que tenham interesse em conteúdo de beleza, melhorando a eficiência da campanha. A network pode ajudar a marca a definir este público-alvo para direcionar a publicidade. São determinados previamente o número de visualizações, dias e horários de veiculação e se o conteúdo irá aparecer mais de uma vez para o usuário.
A Dia Estúdio começou como produtora de vídeos e como uma rede de seus canais próprios: Programa de 1 Cara Só, Música e Moda, Os Mambous, Famoso em 1 Minuto e Curta Dia. Hoje busca criadores de conteúdo de diferentes segmentos do YouTube, procurando impulsionar o crescimento dos canais e auxiliar os criadores na produção de vídeos de qualidade para a plataforma, passando mensalmente um feedback em relação aos conteúdos produzidos e com dicas para melhorias nos canais.
Em comemoração aos dois anos da network, no dia 14 de abril será realizada uma transmissão ao vivo com vários canais da rede, às 19h30, no YouTube (youtube.com/diaestudiobr). Rafa Dias irá comandar o encontro, que terá criadores respondendo perguntas do público.