Publicidade
Desafios para o planejamento de mídia em um mundo movido pela IA
05 de Fevereiro de 2024

Desafios para o planejamento de mídia em um mundo movido pela IA

Teorias e ideias de publicidade no jogo com IA generativa de planejamento de mídia

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Prevê-se que os gastos globais com publicidade ultrapassem 1 bilião de dólares pela primeira vez em 2024, mas a adopção da inteligência artificial significa que há preocupações em torno da qualidade dos meios de comunicação que afectam todos os aspectos do planeamento e compra de meios de comunicação, afirma um novo relatório da WARC.

Por que você deve ler o relatório
O Futuro da Mídia 2024 analisa o poder da plataforma na era da IA, o estado atual da TV linear, o futuro da medição de atenção e o crescimento da publicidade em jogos.

Publicidade

“Os ambientes de mídia que podem oferecer garantias adequadas em torno da segurança da marca terão um valor extra” em 2024, diz Paul Stringer, editor-chefe de Pesquisa e Insights da WARC. “Com este relatório pretendemos fornecer insights e dados que permitam aos profissionais de marketing estar melhor equipados para tomar decisões informadas e planear o sucesso no próximo ano.”

Principais tendências

  • As soluções de publicidade baseadas em IA crescem, mas forçam os anunciantes a fazer concessões.
  • As plataformas Walled Garden estão expandindo seu alcance e influência na publicidade, graças em parte à adoção de novos recursos baseados em IA, como Advantage+ da Meta e Performance Max do Google. Para agências e marcas, a transparência deve ser priorizada ao trabalhar com ferramentas baseadas em IA;
  • O conteúdo gerado pela IA é uma ameaça à qualidade da mídia e à segurança da marca, e devem ser tomadas medidas para proteger os investimentos em publicidade na web aberta.

O consumo de TV linear continua a diminuir gradualmente, mas a idade é importante

Os gastos com TV linear (radiodifusão e cabo) têm diminuído mais rapidamente do que o consumo (-5,4% vs 2,7% em 2023). A WARC Media prevê que o consumo global de TV linear diminuirá mais 1,9% em 2024, o que significa que as pessoas continuarão a passar mais tempo com TV linear do que com streaming de vídeo, streaming de música ou ouvindo podcasts. Mas a demografia da TV linear é mais antiga e os orçamentos precisarão representá-la conforme necessário.

Medição da atenção numa encruzilhada
A necessidade de compreender como funciona a atenção em diferentes canais e formatos de mídia está resultando em mais pesquisas e na construção de novos modelos de qualidade de mídia. Marcas e agências devem examinar minuciosamente as ferramentas e métodos dos fornecedores, conduzir seus próprios experimentos com atenção para determinar seu valor para sua publicidade e provar os efeitos comerciais da atenção.

O crescimento da publicidade em jogos
Apesar de o jogo ser hoje uma das formas de entretenimento mais populares e difundidas do mundo, oferecendo quantidades crescentes de inventário de anúncios e um público altamente engajado e diversificado, ele representa apenas 5% dos orçamentos dos anunciantes de acordo com estimativas do IAB . Mas as coisas estão mudando – grandes aquisições, aproveitamento da propriedade intelectual de jogos em lançamentos de novos filmes; o crescimento dos serviços de streaming de jogos baseados em nuvem; investimento de novos participantes, como Netflix, Amazon e Bytedance – e os jogos deverão se tornar o quinto maior canal em gastos com publicidade, atrás de pesquisa, mídia social, TV linear e mídia de varejo.

Oriundo da WARC.

Publicidade
Publicidade