Prevê-se que os gastos globais com publicidade ultrapassem 1 bilião de dólares pela primeira vez em 2024, mas a adopção da inteligência artificial significa que há preocupações em torno da qualidade dos meios de comunicação que afectam todos os aspectos do planeamento e compra de meios de comunicação, afirma um novo relatório da WARC.
Por que você deve ler o relatório
O Futuro da Mídia 2024 analisa o poder da plataforma na era da IA, o estado atual da TV linear, o futuro da medição de atenção e o crescimento da publicidade em jogos.
“Os ambientes de mídia que podem oferecer garantias adequadas em torno da segurança da marca terão um valor extra” em 2024, diz Paul Stringer, editor-chefe de Pesquisa e Insights da WARC. “Com este relatório pretendemos fornecer insights e dados que permitam aos profissionais de marketing estar melhor equipados para tomar decisões informadas e planear o sucesso no próximo ano.”
Principais tendências
- As soluções de publicidade baseadas em IA crescem, mas forçam os anunciantes a fazer concessões.
- As plataformas Walled Garden estão expandindo seu alcance e influência na publicidade, graças em parte à adoção de novos recursos baseados em IA, como Advantage+ da Meta e Performance Max do Google. Para agências e marcas, a transparência deve ser priorizada ao trabalhar com ferramentas baseadas em IA;
- O conteúdo gerado pela IA é uma ameaça à qualidade da mídia e à segurança da marca, e devem ser tomadas medidas para proteger os investimentos em publicidade na web aberta.
O consumo de TV linear continua a diminuir gradualmente, mas a idade é importante
Os gastos com TV linear (radiodifusão e cabo) têm diminuído mais rapidamente do que o consumo (-5,4% vs 2,7% em 2023). A WARC Media prevê que o consumo global de TV linear diminuirá mais 1,9% em 2024, o que significa que as pessoas continuarão a passar mais tempo com TV linear do que com streaming de vídeo, streaming de música ou ouvindo podcasts. Mas a demografia da TV linear é mais antiga e os orçamentos precisarão representá-la conforme necessário.
Medição da atenção numa encruzilhada
A necessidade de compreender como funciona a atenção em diferentes canais e formatos de mídia está resultando em mais pesquisas e na construção de novos modelos de qualidade de mídia. Marcas e agências devem examinar minuciosamente as ferramentas e métodos dos fornecedores, conduzir seus próprios experimentos com atenção para determinar seu valor para sua publicidade e provar os efeitos comerciais da atenção.
O crescimento da publicidade em jogos
Apesar de o jogo ser hoje uma das formas de entretenimento mais populares e difundidas do mundo, oferecendo quantidades crescentes de inventário de anúncios e um público altamente engajado e diversificado, ele representa apenas 5% dos orçamentos dos anunciantes de acordo com estimativas do IAB . Mas as coisas estão mudando – grandes aquisições, aproveitamento da propriedade intelectual de jogos em lançamentos de novos filmes; o crescimento dos serviços de streaming de jogos baseados em nuvem; investimento de novos participantes, como Netflix, Amazon e Bytedance – e os jogos deverão se tornar o quinto maior canal em gastos com publicidade, atrás de pesquisa, mídia social, TV linear e mídia de varejo.
Oriundo da WARC.