O Conar – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária abriu um processo para apurar se postagens da blogueira Gabriela Pugliesi no Instagram sobre a Skol Ultra se configuram como publicidade velada. Gabriela é conhecida por suas dicas fitness nas redes sociais e, só no Instagram, possui 2,2 milhões de seguidores.
A abertura do processo, de acordo com O Globo, se deu após a reclamação de quinze consumidoras. Na última segunda-feira (4), o conselho decidiu que a postagem configura publicidade, e, por isso, Gabriela e a empresa deverão explicitar o teor das postagens, informando que se trata de propaganda.
A Ambev argumentou que Pugliesi recebeu os produtos para degustação e que as postagens foram espontâneas. Entretanto a justificativa não convenceu os conselheiros, já que, para eles, há outros problemas sensíveis ao Código de Autorregulamentação Publicitária nas postagens como a influência de menores de idade ao uso do álcool e a associação entre um estilo de vida saudável e bebidas.