14/07/08
Mensuração dos resultados dos investimentos e apoio das instituições de ensino para formação dos novos profissionais
A necessidade de profissionais especializados em Comunicação Integrada foi uma das maiores discussões da comissão. Um dos três pilares recomendados na tese que irá para aprovação nesta quarta-feira diz respeito à criação de uma cadeira sobre comunicação integrada nas instituições de ensino. Segundo o presidente Eduardo Fischer o mercado está cada vez mais acelerado e necessita de profissionais generalistas, análogos a um clínico geral, capacitados para desenvolverem soluções integradas de comunicação aos anunciantes.
Outro pilar constante na tese diz respeito a métrica e ferramentas de avaliação e mensuração de resultados com os investimentos em comunicação integrada. Para o relator Julio Anguita, sem essa possibilidade a comunicação integrada perde em credibilidade e em investimentos. Alguns clientes como Nestle e Coca-Cola já criaram seus próprios sistemas, mas para a comissão isso precisa partir das agências e dos veículos, criando padrões e referências para o mercado. Este foi o tema mais debatido pelos componentes da Comissão. O presidente, Eduardo Fischer, disse que a remuneração das Agências de Publicidade está resolvida, e muito bem resolvida, com a existência do CENP e suas definições em funcionamento. Por isso, defende Fischer, o CENP deve cada vez mais ser fortalecido pelo setor.
Success Fee
Para as empresas que pilotam as disciplinas que não mexem com veiculação, a saída encontrada pela comissão será a recomendação de taxas negociadas entre fornecedores e anunciantes, a partir do resultado obtido com as ações aplicadas, caso-a-caso.
Colaboraram Kim Mendes e Rodrigo Ormond