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Como a publicidade externa foi reformulada a partir do uso da IA?
09 de Junho de 2023

Como a publicidade externa foi reformulada a partir do uso da IA?

Chega a implementação cada vez mais forte do Digital Out of Home (DOOH), que segundo especialistas continua ganhando espaço entre os anunciantes.

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Em 2021, o mundo gastou cerca de 516 bilhões de dólares anualmente em publicidade.

Estima-se que até 2024, os gastos com publicidade externa no mundo ultrapassem 4,6 bilhões.

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A tecnologia continua sendo a melhor ferramenta para as indústrias se destacarem com projetos únicos, criativos e inovadores. Atualmente, num contexto em que a maioria das práticas são mediadas pelo digital, a publicidade exterior adapta-se também às transformações sociais e tecnológicas ocorridas nos últimos anos, como é o caso da implementação da Inteligência Artificial (IA).

IA e publicidade externa
Com o surgimento de novos formatos e conceitos no marketing, vem a implantação cada vez mais forte do Digital Out of Home (DOOH), que segundo especialistas continua ganhando espaço entre os anunciantes.

Podemos citar que o termo DOOH é a reprodução de conteúdo multimídia em telas digitais localizadas em locais externos, como outdoors localizados em ruas, meios de transporte, shoppings, prédios e outros locais.

Neste sentido, ao contrário da tradicional publicidade exterior, a principal vantagem do DOOH reside no seu dinamismo que conduz à possibilidade de reproduzir diferentes mensagens publicitárias no mesmo meio, de acordo com os objetivos dos anunciantes, e em tempo útil.

Diante disso, estima-se que mais de 80% de todos os dados coletados e armazenados na Internet sejam baseados em localização, portanto, para o setor de publicidade, a IA pode otimizar anúncios sugerindo o local mais eficaz para obter a participação máxima.

 

Por tudo isto, tal como acontece com a publicidade digital noutros meios, como Display e Connected TV (CTV), formato onde as marcas podem identificar o seu público de forma a atingi-lo com uma proposta única e personalizada. Hoje, graças à publicidade programática com IA, as marcas também podem escolher de forma inteligente onde e como anunciar no DOOH.

“Num mundo onde tudo muda de forma rápida e vertiginosa, a publicidade tem de se adaptar e acompanhar essas mudanças. Hoje a inteligência artificial não só transformou a publicidade nos canais online, como também está inovando a publicidade exterior, permitindo que as marcas estejam nos lugares habituais, mas com anúncios inovadores, dinâmicos e de alto impacto”, disse Iván Santos-Muñoz, Country Manager da Groovinads México.

Ele acrescentou ainda que atualmente a Programática Digital Out of Home é peça fundamental no mix de mídia de qualquer marca. Juntamente com a publicidade em outros canais, como Display e Connected TV, permite que as marcas desenvolvam uma estratégia full-funnel de sucesso, de acordo com seus objetivos.

E dá como exemplo, como com a Programática Digital Out of Home, uma marca aleatória de cosméticos que acaba de abrir uma filial em um shopping pode anunciar em uma rua movimentada próxima ao shopping onde está localizada e, ao mesmo tempo, aumentar a frequência de publicidade nos finais de semana ou dias úteis durante o horário de pico, quando há mais tráfego de carros e pedestres.

Outro exemplo notável foi como uma marca global como o McDonald’s usou dados meteorológicos para executar mensagens que lembram aos consumidores “quanto tempo falta para o café da manhã”, ou para promover sorvete quando o dia estava ensolarado.

Em suma, a inteligência artificial permite construir uma ponte entre a publicidade exterior e o futuro digital e tecnológico, unindo o melhor de dois mundos para alcançar experiências renovadas e de acordo com os tempos.

Oriundo do Merca2.0

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