Publicidade
Campanha de esclarecimento e combate à Febre Maculosa
19 de Dezembro de 2005

Campanha de esclarecimento e combate à Febre Maculosa

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Doença gerada por carrapatos não é restrita à área rural

19-12-05 ??? No último domingo, 18/12, os moradores de Florianópolis tomaram conhecimento da importância de prevenir a Febre Maculosa, uma doença conhecida há 70 anos no Brasil, mas que há 4 anos não tinha ocorrências registradas. No entanto, houve um relaxamento das autoridades sanitárias do País, permitindo a volta da doença. Houve vários registros de contaminação e, só este ano, até novembro são 14 os casos com óbito entre humanos.

Publicidade

A Febre Maculosa é transmitida pelo carrapato estrela e diversos outros animais ajudam a manter o ciclo da doença. Isso se aplica aos animais de companhia, como cães, aves domésticas (galinhas e perus) e outros mamíferos, como cavalo, boi, carneiro, cabra, porco, veado, capivara. As fêmeas de carrapatos podem pôr de cinco mil a oito mil ovos antes de morrer, e os carrapatos infectados pelas bactérias irão transmitir a doença.

Campanha
A campanha de esclarecimento e formas de prevenção é feita com a distribuição de folhetos, e acontece diariamente, no final da tarde, próximo ao trapiche da Avenida Beiramar Norte.

A coordenação é da médica veterinária Itana Fernandes Pereira.
Para saber mais entre em contato com a médica pelo email [email protected].

Publicidade
Publicidade