02/06/08
Emissoras investiram R$ 11,9 milhões em publicidade social no ano passado
A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão ??? ACAERT lança nesta terça-feira (3) a 2ª Edição do Relatório de Ações Sociais da Radiodifusão de Santa Catarina. O lançamento será durante a Sessão Solene, às 19h00, na Assembléia Legislativa, em Florianópolis, que será realizada em homenagem à entidade.
Investimentos
De acordo com o levantamento, promovido pelo Instituto Mapa, de Florianópolis, as emissoras de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina investiram R$ 11,9 milhões em publicidade social no ano passado, divididos assim: Rádios ??? R$ 2,7 milhões e TVs ??? R$ 8,4 milhões.
Apoio Social
Entende-se por mídia doada o espaço publicitário cedido a qualquer causa de interesso público, que não gere qualquer tipo de faturamento para a emissora. As instituições anunciadas se tratam de entidades sem fins lucrativos ou campanhas de cunho social, cultural e esportivo. Não são computados os anúncios, spots ou VTs que tenham caráter promocional do próprio produto do veículo, sejam reaplicações comerciais de clientes (bonificações) ou reportagens na programação de jornalismo.
Volume doado
A doação anual totaliza 1.277 ações sociais em 1.517 horas de programação, o que representa, por semana, 4h10min em TV e 27h50min em Rádio.
???Os números comprovam a importância social das emissoras associadas, que são diretamente responsáveis pelo desenvolvimento regional???, explicou a presidente da ACAERT, Marise Westphal Hartke. Esta foi a segunda edição do Relatório. No país, somente a AGERT (Rio Grande do Sul) e a ACAERT promovem estudo nesta área.
Tipos de campanha:
– Alerta contra incêndio;
– Agasalho;
– Concursos/ palestras/ cursos;
– Contra a corrupção;
– Conscientização social;
– Direitos do cidadão;
– Doação de sangue;
– Divulgação de eventos/ shows/ festas;
– Disk-Denúncia;
– Educação para trânsito;
– Educação especial (APAE);
– Meio ambiente;
– Valorização da vida (AA/ CVV/ LBV/ pastoral/ doação)
Sessão Solene
A Sessão solene em homenagem à ACAERT foi proposta pelo deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) e aprovada em Plenário. Na oportunidade, os ex-presidentes da ACAERT também serão homenageados. ???O evento é o reconhecimento pela atuação ética e responsável da entidade, que trabalha pela valorização das emissoras de rádio e tv de Santa Catarina???, destacou Marise Westphal Hartke.
No mesmo dia, às 14h30min, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, a ACAERT promove o ???Seminário ACAERT ??? Eleições 2008???, com participação de representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Associação dos Magistrados e consultoria jurídica da entidade. O objetivo é esclarecer a legislação eleitoral, principalmente nos quesitos que se referem à cobertura jornalística do pleito.
