Publicidade
2021-2022 | Desafios, Superação, Cenários, por Marcio Coelho, CEO da Brivia
24 de Janeiro de 2022

2021-2022 | Desafios, Superação, Cenários, por Marcio Coelho, CEO da Brivia

Teremos grandes oportunidades de evolução e crescimento do negócio.

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Caro leitor,
Desde os primeiros anos de vida o AcontecendoAqui compartilha com a Comunidade AcontecendoAqui as perspectivas de gerentes e diretores de empresas que compõem os ecossistemas do Marketing e da Comunicação em Santa Catarina. Nossa série está mostrando as reflexões sobre 2021 e os cenários para 2022 na visão dos profissionais convidados.

Hoje, o convidado é o empresário Marcio Coelho, CEO da Brivia

Publicidade

 

Quais os principais Desafios e Aprendizados em 2021?

Antes de mais nada quero agradecer às centenas de desbravadores que fizeram um ano brilhante: vocês são incríveis! O ano foi especialmente tenso por termos iniciado com a expectativa de que a pandemia fosse se arrefecer, o que não ocorreu e trouxe uma necessidade de atitude importante de todas as nossas lideranças. Foi um ano de aprender a liderar sob absoluta pressão com um modelo de trabalho, que, por mais que já nos fosse comum, era diferente e intensamente demandando. Aprendemos a mobilizar e liderar pessoas distribuídas, embarcar mais de uma centena de pessoas, que foram recebidas bem, motivadas e treinadas em tempo exíguo. Nossa área de capital humano nunca foi tão demandada, nossos processos de métodos foram todos postos à prova, e vencemos. Hoje, diante de uma nova fase de pandemia, nos sentimos preparados para qualquer desafio. Há muito, superamos os desafios técnicos do nosso trabalho. Acredito que 2021 nos ensinou, como nunca imaginamos, a superar os desafios humanos.

 

O que mudou na estrutura e modelo de trabalho da Brivia?

No ano de 2021, não mudamos tanto, mas evoluímos muito. Na Brivia, já trabalhamos de forma distribuída, remota e mesmo assíncrona há um bom tempo. O que aconteceu foi uma prova de fogo. Foram mais de 150 pessoas contratadas e embarcadas em nossos processos e metodologia; muitos novos clientes recebidos em um modelo 100% nômade, remoto, distribuído. Tivemos 80% de crescimento em receita e excelente patamar de resultado. Aqui gostamos mais da palavra evolução do que mudança. A mudança para nós é uma constante companheira em direção à evolução. 2021 foi um grande incentivador dessa atitude.

 

Quais as novidades nos serviços oferecidos?

As novidades ficaram por conta da consagração metodológica de nossa forma de trabalhar. Em 2021 lançamos internacionalmente no WebSummit em Lisboa uma publicação para enaltecer e consagrar nossa metodologia de transformação digital. Também lançamos nosso sistema de mensuração de maturidade digital, que ao longo do tempo, será um grande ativo para nós e nossos clientes acompanharmos o resultados de nossas iniciativas de transformação.

 

Quais cenários você visualiza para 2022?

Igualmente desafiador, por motivos diferentes, mas desafiador. Teremos grandes oportunidades de evolução e crescimento do negócio. Por outro lado, nossa base é grande, e manter o ritmo demandará muito de todos nós. Estamos tomando todo o cuidado para ajustar o “pace”, conforme a dinâmica de nossos times. Temos uma estrutura de tribos que nos permite estabelecer estratégias diferentes, de rentabilidade e crescimento em medidas diferentes, assim temos uma Brivia mais dinâmica e responsiva, evoluindo sempre, mas no ritmo de cada time e grupo de clientes. Teremos novos desafios de equipe: crescer e, ao mesmo tempo, manter e valorizar nossos talentos. Sob o ponto de vista das variáveis externas, esperamos um ano melhor. A pandemia está em um momento tenso, mas acreditamos na melhoria desse cenário e em um 2022 mais saudável emocionalmente para todos nós. Tem o fator eleições, claro, mas prefiro pensar que com esse tipo de dificuldade já estamos acostumados.

 

Como você está preparando a empresa para 2022?

Como sempre, preparando para aprender e evoluir. Essa é nossa maior competência sempre: aprender. O que temos feito, ao longo dos anos, é preparar um grupo de líderes capazes de nos levar a qualquer lugar e superar qualquer desafio. Provamos isso em 2021. O ano de 2022 tem uma base sólida para nosso crescimento e sabemos o que fazer. Vamos utilizar um tempinho do início do ano para afiar nossas ferramentas mais uma vez. Vamos mobilizar nossos times e seguir entregando o nosso melhor aos nossos clientes. Teremos novidades importantes em termos de expressão e posicionamento — coisas que, para dentro, estão consagradas, mas que, para fora, precisam de mais visibilidade. Esperamos anunciar mais um ou dois grandes negócios de M&A no ano e, possivelmente, atuação em novos territórios. Enfim, queremos seguir brilhando em 2022!

Publicidade
Publicidade