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Transformação digital nas empresas brasileiras é tema de estudo
26 de Junho de 2022

Transformação digital nas empresas brasileiras é tema de estudo

Levantamento irá traçar nível de maturidade digital implementado por lideranças e marcas que atuam em diferentes segmentos

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Como empresas que atuam no Brasil em 18 segmentos estão lidando com a transformação digital é tema de um levantamento inédito, realizado em uma parceria entre a Brivia e o portal Metrópoles. O Panorama Mindset Digital irá demonstrar a realidade das mudanças implementadas pelas corporações em um momento desafiador, com constantes reformulações em seus modelos de negócio.

Colaboradores em cargos de gestão e liderança dentro das companhias serão convidados para responder às questões. A pesquisa também cruzará o Atlântico para ouvir marcas de cinco segmentos em Portugal. As inscrições podem ser feitas até 15 de julho aqui. Os resultados da iniciativa, que conta com o apoio do Grupo de Excelência em Inteligência Competitiva do Conselho Regional de Administração de São Paulo e do IE Future Lab da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, serão divulgados para o público em novembro deste ano.

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O estudo

A pesquisa será desenvolvida com base nas premissas da Metodologia BXM (Brand Experience Management), que avalia de forma objetiva o quanto determinada marca está preparada para enfrentar o novo cenário de transformação. Por meio de um questionário, o levantamento analisará como anda o funcionamento de seis pilares importantes dentro do contexto de maturidade digital: centralidade no cliente; cultura digital; digitalização; aprendizado orientado por dados; oferta responsiva; e propósito e comunidade [saiba mais no box abaixo].

A partir dos resultados obtidos, as empresas terão acesso a uma série de informações, como a posição das organizações frente aos concorrentes, pontos fortes e fracos no processo de transformação digital. Também receberão insights e direcionamentos para ajudar na implementação de melhorias, além de um relatório completo sobre a média de maturidade de cada setor, principais destaques em 20 diferentes segmentos e os maiores desafios.

Caminhos para o futuro

Na avaliação de Roberto Ribas, CSO da Brivia, este será um dos mais completos mapeamentos já realizados no Brasil sobre transformação digital. “Não queremos apenas colher resultados do cenário atual desse universo de inovação e tecnologia das marcas, mas sim apontar caminhos para a melhoria contínua da relação entre as empresas e seus diferentes públicos”, reforça o executivo.

O amparo do BXM — metodologia proprietária da Brivia — contribui para uma visão ampla desse cenário. “Com essa abordagem, conseguimos observar o que as empresas têm feito no ‘hoje’, mas também como elas têm pensado e estruturado as ações para o futuro — o ‘amanhã’ e o ‘depois de amanhã’”, destaca Ribas.

Segundo o head de conteúdo estratégico do Metrópoles, Fernando Braga, esse panorama permitirá traçar um diagnóstico importante de diferentes mercados, principalmente em um momento de retomada dos negócios. “A pandemia acelerou muitas transformações dentro das empresas. Aquelas que conseguiram implementar novos modelos de negócios e aperfeiçoarem processos voltados para as novas necessidades dos consumidores, certamente conseguirão aproveitar mais as oportunidades que surgirão daqui em diante”, aponta.

Para mostrar como as marcas que mais se destacaram em diferentes setores têm atuado nesse momento de transformação de mindset, o portal exibirá uma série de reportagens e vídeos trazendo os bastidores por trás das mudanças.

 

Seis pilares da maturidade digital

Centralidade no cliente

Considera se a organização atua de forma orientada à jornada das pessoas, buscando oferecer experiências personalizadas que vão ao encontro de suas necessidades.

Cultura digital

Avalia a capacidade de desenvolvimento de mecanismos de gestão flexíveis, interativos, horizontais e ágeis, que permitam adaptar às condições de mercado e gerando vantagens competitivas.

Digitalização

Analisa como a organização adota novas tecnologias digitais junto a uma governança eficaz e bem estruturada para entregar operações automatizadas, escalonáveis e confiáveis.

Aprendizado orientado por dados

Examina a capacidade do negócio em identificar e organizar diferentes fontes de dados para traçar estratégias direcionadas pela inteligência de dados de forma sistêmica.

Oferta responsiva

Verifica o uso de metodologias centradas no usuário, modelos preditivos, entendimento do contexto e colaboração do ecossistema de parceiros para conduzir processos inovadores de criação e de gestão.

Propósito e comunidade

Investiga como a organização articula uma promessa de marca relevante, clara e coerente, e se os produtos, serviços e experiências oferecidos refletem a mensagem da marca.

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