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SBT Santa Catarina conquista Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2018
31 de Julho de 2018

SBT Santa Catarina conquista Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2018

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A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC) divulgou, nesta segunda-feira (30), os vencedores do Prêmio Empresa Cidadã 2018 e o SBT Santa Catarina foi uma das empresas premiadas na categoria “Participação Comunitária”, através da campanha “A Nova Geração da Melhor Idade”. O Prêmio reconhece as iniciativas de empresas e instituições catarinenses focadas na responsabilidade socioambiental. A campanha a “Nova Geração da Melhor Idade” buscou conscientizar a população catarinense para os exemplos, cada vez mais comuns, de idosos que rejeitam os rótulos da idade e têm superado desafios em diferentes áreas da sociedade. A iniciativa foi, também, uma forma de valorizar os idosos contribuindo para o debate sobre as formas como a sociedade está lidando com o aumento da longevidade em nosso país.  A solenidade de premiação acontece no dia 23 de agosto, no Lira Tênis Clube, em Florianópolis.

 

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Case
Ao levar, para os lares catarinenses, a reflexão sobre o papel do idoso na sociedade, o SBT SC buscou aprofundar a análise dos indicadores oficiais do IBGE que, em 2016, destacavam Santa Catarina como o estado com a maior expectativa de vida do país (homens 75,4 e mulheres 82,1 anos de vida). Outra pesquisa do IBGE aponta, ainda, que em 2039 o número de idosos com mais de 65 anos irá superar o de crianças de até 14 anos, acelerando a trajetória de envelhecimento da população brasileira. Até 2060, o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5%. Ou seja, um em cada quatro brasileiros será idoso. Mais do que experiência, os idosos têm demonstrado a cada dia que são capazes de alcançar feitos incríveis e por isso merecem ter uma vida plena de direitos e participação social. Ciente de sua expertise e eficiência na mobilização social, a emissora buscou ampliar sua participação comunitária através da campanha “A Nova Geração da Melhor Idade”.

A campanha desenvolvida pelo SBT Santa Catarina contou com a participação do presidente do Grupo SCC, Dr. Roberto Amaral, que promoveu palestras sobre o tema “As Quatro Dimensões de Uma Vida em Equilíbrio”, baseado no livro de mesmo nome, escrito por Jurandir Macedo, Martin Iglesias e Denise Hills. Com prefácio de Roberto Amaral, o livro fala da importância de equilibrarmos nossos quatro capitais: físico, social, intelectual e financeiro. “Esse equilíbrio resultaria numa vida mais simples, mais leve e feliz, o que é fundamental para quem quer alcançar a longevidade com mais saúde e qualidade. Nossa vida é uma somatória de experiências. Cada situação vivida e cada conhecimento adquirido nos permite ampliar nossos horizontes e enxergar o mundo pela ótica de um modelo mental mutante. Somos o resultado dessa construção que ocorre cotidianamente, portanto alcançar a longevidade é uma conquista que deve ser celebrada pelo acumulo cotidiano deste ativo que é o conhecimento”, destaca Roberto Amaral. O lançamento do livro torna-se uma continuidade da campanha, afinal poderá ser lido e consultado a qualquer momento por àqueles que buscarem conhecer um pouco mais sobre esse modelo de vida e sobre como podemos alcançar a longevidade em equilíbrio. “A promoção da campanha A Nova Geração da Melhor Idade representa mais um importante capítulo do Sistema Catarinense de Comunicações, que tem na responsabilidade social um de seus valores principais. Além do mais, temos no SBT o exemplo de Silvio Santos, que aos 87 anos continua trabalhando e esbanjando vitalidade nos negócios e em seu programa todos os domingos”, concluiu.

Para Carlos Joffre do Amaral Netto, vice-presidente de mercado do SBT Santa Catarina, é imperioso avançar nas políticas públicas voltadas para essa população que já contribuiu tanto com o País. “Entendemos que a conscientização é a melhor forma de pautar o debate público, afinal, tornou se imperioso encontrar formas eficazes de garantir o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida dos nossos idosos”. Ele destaca ainda que “sentir-se integrado é fator determinante para a qualidade de vida de todo cidadão, portanto precisamos pensar os espaços públicos de modo a facilitar a acessibilidade dos idosos e a sua inclusão em todas as esferas da sociedade. Nossa campanha teve esse tom propositivo e buscou promover o debate público sobre esse tema tão importante”.

Buscando fortalecer e ampliar a divulgação da campanha, o SBT Santa Catarina fechou parceria com importantes instituições, empresas e veículos de comunicação do estado. O banner da campanha foi veiculado nos sites Acontecendo Aqui e De Olho na Ilha. Pelas ondas do rádio, a campanha também foi transmitida pela Rádio Clube de Lages e Massa FM Lages, para mais de 40 municípios da Região Serrana, e pela Rádio Massa FM Floripa, para a região da Grande Florianópolis. Pelas ruas das principais cidades catarinenses foi possível observar outdoors e busdoors promovendo o conceito da campanha. Essas ações se deram através das parcerias com a Info TV, Alternativa Mídia, Publicar, RDO Comunicação Visual, Central Floripa, Elbert Gráfica, Criativa Painéis, Master Brasil Mídia Exterior, Sinergy Novas Mídias, Barbieri Litoral, Circula Bus, Yes Press Impressão Digital, Tec Print, Arcus Indústria Gráfica, Art Color, Tipotil, Ideia Mídia e Cardoso Outdoor. As fotos foram gentilmente realizadas e cedidas por Douglas Sieslki. Toda a identidade visual da campanha A Nova geração da Melhor Idade foi desenvolvida pela agência Decisão Propaganda. Entre as instituições que se prontificaram a apoiar a campanha destacam-se a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fundação José Arthur Boiteux (FUNJAB), Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), SESC Santa Catarina e Sindicato das Empresas de propaganda de Santa Catarina (SINAPRO Santa Catarina).

No dia 10 de abril, a Lei Nº 13.646/2018, publicada no Diário Oficial da União, estabeleceu que 2018 é o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa. A escolha se deu em razão da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos, celebrada pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em 2015. O Brasil está atualmente em processo de ratificação dessa convenção. Nesse sentido, a campanha realizada pelo SBT Santa Catarina antecipou essa data, estimulando o debate público sobre o tema e já alertando a sociedade para a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas que promovam o bem-estar e a inclusão dos idosos. Em 2018 são comemorados os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 15 anos da aprovação do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741/2003).

Assista à um dos vídeos da campanha

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