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Publicidade pintada em muros está ameaçada?
03 de Setembro de 2018

Publicidade pintada em muros está ameaçada?

Anúncios pintados em paredes por artistas, extintos na primeira metade do século 20, estão sendo revividos pela publicidade. Nos anos 80 e 90 os graffitis eram aceitos como uma forma mais agradável de arte de rua e acabaram valorizando as áreas em que estavam pintados. Esse trabalho artístico, que chama atenção das pessoas, acabou despertando também o interesse dos dos anunciantes, que estão apostando na arte como divulgação de marcas. O problema dessa nova rede de mídia, pintada por artistas, paga por marcas e hospedada por proprietários, é que se eles se tornarem mais populares entre as marcas, onde serão pintados?

A Kinetic da WPP foi uma das primeiras especialistas nesta área. “É grande, é ousado, é impactante e você não pode deixar de notar, mas também se entrelaça nesse elemento artístico”, destacou Roshan Singh, diretor da KineticX ao The Drum. Segundo o site, até cinco anos atrás a plataforma era associada ao graffiti e à sua ilegalidade, por isso apenas marcas mais ousadas estavam dispostas a apostar no meio de divulgação. Por isso a empresa passou a oferecer uma oferta ‘segura e estável’, com uma rede de artistas locais, em parceria com a High Rise Murals, e com práticas de segurança e saúde consolidadas para garatir que todos os setores pudesem anunciar em murais. 

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Um dos murais mais populares está localizado em Londres, com anunciantes como KFC, Warner BRos e Patagonia divulgando peças nos últimos dois anos. Quem administra é a Appear Here, empresa conhecida por locações de varejo pop-up.

“Muitos desses proprietários e donos de espaço têm 10 anos de uso de suas paredes para arte de rua, o que significa que conhecem os artistas, sabem como funciona e sabem como facilitar a segurança das pessoas em seus locais. Como estamos vendo novos participantes, não estamos vendo a mesma segurança”, disse ao site.

Se conseguirem mais espaços, é provável que as marcas continuem a investir nesse tipo de publicidade até que os consumidores percam o interesse. O ROI é complicado de calcular, mas a visão de moradores e turistas paranto em frente aos murais para tirar fotografias, e compartilhar um outdoor em redes sociais, é o suficiente para muitas empresas garantirem o investimento.

Para o guia Dave Stuart, as pessoas gostam de ver o artista trabalhando no chão, com latas de spray, subindo em escadas para pintar o muro, mas assim que a peça está completa e se vê como anúncio elas perdem o interesse. “Uma vez que os artistas se afastaram da parede e é muito evidente [o mural] é um anúncio, não vejo pessoas fotografando os anúncios na maneira como os vejo fotografando murais”, contou ao site.
 

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