O Prêmio Líderes de Santa Catarina 2023 homenageia o Grupo Almeida Júnior.
Promovida anualmente pelo LIDE Santa Catarina, a premiação tem por objetivo reconhecer empresas, marcas e líderes inspiradores que se sobressaíram em diferentes setores da economia a nível estadual e nacional.
A categoria “Empreendedorismo Catarinense”, que ano passado foi entregue às Lojas Koerich, tem como objetivo homenagear grupos empresariais com histórias inspiradoras de crescimento e contribuição ao desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina.
A cerimônia de premiação acontecerá dia 8/11, em Florianópolis, na Alameda Casa Rosa, e reunirá cerca de 200 lideranças empresariais de renome no Estado, autoridades e imprensa.
Sobre a Almeida Junior
A companhia foi fundada pelo empresário Jaimes Almeida Junior e hoje é a maior empresa do segmento de shopping centers no Sul do país.
Com seis shoppings em Santa Catarina que somam 240 mil m2 de ABL (Área Bruta Locável) e mais de 1.500 lojas, a Almeida Junior tem 71% de market share no estado, sendo presente nas regiões economicamente mais importantes do estado que tem a sexta maior economia do Brasil e o maior consumo per capita do país.
A empresa ergueu seu primeiro shopping center em 1993, em Blumenau, o Neumarkt Shopping. Em 2007 inaugurou seu iconic mall, o Balneário Shopping. Em 2008, a Almeida Junior decidiu investir somente em Santa Catarina e se tornar líder no Estado. Vendeu o Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto (SP), inaugurado em 1999 e, em um período de três anos, inaugurou três shoppings seguidamente: Garten Shopping (2010), Norte Shopping (2011) e Continente Shopping (2012). Posteriormente, o Nações Shopping (2016).
A estratégia de investir exclusivamente em Santa Catarina tornou a Almeida Junior líder de mercado na região Sul do Brasil, com shoppings nas regiões mais importantes do Estado.
A formatação de uma rede de shopping centers permitiu à empresa apostar num diferencial que nenhuma outra empresa do setor consegue oferecer no Estado: a possibilidade dos lojistas estarem em vários shoppings consolidados em diferentes regiões, com condições favoráveis ao desenvolvimento do negócio.
Outra preocupação constante da Almeida Junior é com o mix, que respeita uma composição de equilíbrio entre operações locais, regionais, nacionais, internacionais, franqueadas, além de âncoras e megastores. Desde a inauguração de seu primeiro shopping, a empresa sempre focou na experiência do consumidor, investindo em empreendimentos com projetos diferenciados e muita inovação.
A Almeida Junior é uma empresa familiar, que mantém o seu fundador como CEO desde o início. Em 2011 fez uma joint venture 50/50 com o grupo australiano Westfield, mas em 2013 o empresário Jaimes Almeida Junior recomprou a companhia, mantendo até hoje 100% do controle acionário.
Shoppings da Almeida Junior e ano de inauguração:
Neumarkt Shopping (Blumenau) – 1993 31 mil metros quadrados de ABL
Balneário Shopping (Balneário Camboriú) – 2007 43 mil metros quadrados de ABL
Garten Shopping (Joinville) – 2010 36 mil metros quadrados de ABL
Norte Shopping (Blumenau) – 2011 36 mil metros quadrados de ABL
Continente Shopping (Grande Florianópolis) – 2012 44 mil metros quadrados de ABL
Nações Shopping (Criciúma) – 2016 37 mil metros quadrados de ABL