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Poder de alcance para a Inteligência Artificial e o Marketing são temas do ENA 2023
11 de Setembro de 2023

Poder de alcance para a Inteligência Artificial e o Marketing são temas do ENA 2023

Encontro Nacional de Anunciantes tem como tema “O botão SYNC do mercado”

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) – promove o Encontro Nacional de Anunciantes (ENA), que será realizado em 27/9, das 9 às 12h, em formato híbrido, no Teatro Unibes Cultural, com transmissão ao vivo, e conta com a cocuradoria da Kantar Ibope Media.

A temática do evento anual da entidade gira em torno dos avanços na medição de cross-media, reflexões sobre os limites e poder de alcance para a IA e o marketing, além de um retrato sobre uma indústria, que busca ter mais representatividade e ser cada dia mais inclusiva.

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“Nossa indústria segue em evolução e, diante da constante mudança, com a inserção da IA no mercado publicitário, novas perguntas emergem. Entre elas, temas acerca de um cenário regulatório iniciante; educação e conscientização dos futuros profissionais; aplicação da ferramenta para ter mais diversidade, equidade e inclusão na indústria. Estas são algumas das provocações que vamos trazer para discussão no ENA deste ano”, afirma Nelcina Tropardi, presidente da ABA e Diretora Geral de Jurídico, Relações Governamentais, ESG e Compliance da Dasa.

Cross-media

O primeiro painel, que traz a temática “O SYNC da Mídia – Um passeio pelo universo das audiências cross-media”, vai evidenciar a preocupação dos anunciantes para que as métricas cross-media sejam transparentes e capazes de quantificar as audiências onde elas estiverem. Serão citadas algumas iniciativas pelo mundo que atingiram este objetivo, encontradas pela WFA (World Federation of Advertisers), entidade global que representa os anunciantes e a qual a ABA é associada e membro de seu Executive Committee, e pela empresa de pesquisa, Kantar. Para conversar sobre o tópico foram convidados Matt Green, Diretor de Serviços Globais de Média da WFA; Patrick Béhar, CEO Global da Kantar Media; e Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil. A moderação será realizada por Celia Nishio, Global Marketing Intelligence Director da Natura.

Sandra Martinelli, CEO da ABA e Membro do Executive Committee da WFA, afirma que “este encontro anual, além de muita reflexão e conteúdo de qualidade com profissionais renomados do setor, será palco do lançamento do mais novo guia da ABA, o Guia Marketing Sustentável 2030″.

O documento trata-se de uma tradução de sua versão original, elaborado pela WFA, em parceria com a Kantar, com o objetivo fornecer uma estrutura de crescimento sustentável à medida que redefinimos o papel do marketing. Criado a partir do contexto Planet Pledge, iniciativa global da WFA, que usa o marketing como uma força positiva para a mudança ambiental, e de pesquisa realizada entre outubro de 2022 e março de 2023, com 938 profissionais de marketing seniores do lado do cliente, em 48 países, e entrevistas com 10 especialistas em sustentabilidade e 18 CMOs globais, que identificou 5 princípios-chave para impulsionar a sustentabilidade nas empresas.
O lançamento contará com a participação de Marco Frade, Presidente do Comitê de Mídia da ABA e Head de E-Commerce da Diageo BR.

Inteligência artificial

Com moderação de Renata Vieira, Diretora de Marketing Sênior da Reckitt, o tema do segundo painel será Inteligência artificial em escala. Os convidados são Hugo Rodrigues, Chairman do McCann Worldgroup para WMcCann, Craft e Aldeiah; Daniella Brissac, Vice-presidente da ABA e VP Marketing Brasil & CCX LATAM na Kenvue; e Denis Onishi, Diretor Comercial Sênior da Pluto TV, que vão discutir uma das principais temáticas do ano, a inteligência artificial. Eles discorrerão sobre o emprego da ferramenta para as diferentes funções do profissional de marketing e comunicação e seus potenciais riscos para a indústria. E o grande apontamento do painel: será que o Brasil está pronto para utilizar a I.A. em escala?

Após o coffee break, Sandra Martinelli iniciará o último painel do evento, que terá como pauta o caminho para uma indústria verdadeiramente diversa e inclusiva, com moderação de Veronica Hoe, Gerente Sênior de Políticas Públicas na Meta. Ao longo do ano, diferentes pesquisas retratam realidades distintas sobre o tema “diversidade e inclusão no Brasil”. Para falar sobre o tema, foram convidados: Flavio Waiteman, Diretor Comercial da Tech and Soul; Patrick Sabatier, Conselheiro da ABA e Diretor de Assuntos Corporativos e Envolvimento da L’Oréal; Daniele Godoy, Gerente de Projetos da Unstereotype Alliance no Brasil; e Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Diretora Geral de Jurídico, Relações Governamentais, ESG e Compliance da Dasa.

A CEO da Kantar IBOPE Media, Melissa Vogel, comenta: “Realizar a cocuradoria do ENA é motivo de orgulho e grande responsabilidade. Orgulho, pois apoiamos a missão da ABA de promover excelência e melhores práticas para o marketing e comunicação sob a ótica dos anunciantes. Responsabilidade, pois o mercado reconhece a importância de dados íntegros e comparáveis, que apoiam a jornada da indústria de mídia com seus consumidores”.

Para conferir a programação completa do evento e se inscrever clique aqui.

Foto:Unsplash

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