Publicidade
Painéis de LED: mercado abre espaço para a tecnologia focada na experiência do cliente
26 de Junho de 2024

Painéis de LED: mercado abre espaço para a tecnologia focada na experiência do cliente

Principais tendências do segmento foram apresentadas na edição 2024 da InfoComm, em Las Vegas

Não é apenas em grandes metrópoles globais que os painéis de LED chamam atenção e exibem imponentes publicidades de empresas dos mais diversos setores.

Com força no Brasil nos últimos anos, o setor de painéis de LED tem evoluído lado a lado com a tecnologia e hoje é uma das principais escolhas na hora de se comunicar com seu público. De acordo com dados do Ibope, a mídia OHH passou a ser o terceiro meio com maior investimento publicitário do Brasil em 2024. Já segundo o IMARC Group, o setor movimentou US$ 16,9 bilhões em 2022 e deve alcançar US$ 35,7 bilhões até 2028.

Publicidade

Ciente deste potencial, a eLED esteve mais um ano na InfoComm, umas das maiores feiras de audiovisual do mundo, realizada no início do mês em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento reuniu os principais players do setor e apontou o que os consumidores poderão ver de novos produtos para ambientes externos e internos nos próximos anos quando o assunto é painéis de LED.

De acordo com o empresário Tairone Cavalcante, que ao lado da sócia Luciana Martins, comanda a catarinense eLED, empresa líder do setor no Sul do Brasil, o avanço da tecnologia, os mais variados formatos e a elevação da qualidade das imagens chamou atenção do público da InfoComm. Os especialistas elencaram alguns dos destaques:

1. LED transparente: com aplicação em vitrines de lojas, balcão de panificadoras e chocolaterias, por exemplo, display de produtos ou paredes em vidro. O LED transparente foi destaque no segmento. Isso porque a tecnologia possui alta permeabilidade e consegue atingir uma exibição com muita qualidade sem afetar a iluminação interna e, o principal, sem o cliente perder a vista de dentro do ambiente para fora. Com os painéis convencionais essa visão é bloqueada. Além disso, o LED transparente é bem mais leve e permite acabamentos diferenciados;

2. Hologramas: cada vez mais comuns, o uso de hologramas para shopping, museus, galerias de artes, mostrou a sua força durante a InfoComm. Imagens que se formam e desaparecem, ou se transformam em movimento chamam a atenção do público pelo seu alto poder de impacto visual através do dinamismo e alto brilho;

3. Painéis imensos com conteúdos interativos: muito utilizados para publicidade DOOH, este formato geralmente é o escolhido das grandes marcas para divulgarem seus produtos, atrair e impactar, e muito, o público. Com conteúdos dinâmicos os painéis de LED tem transformado a comunicação visual, interagindo com o público, vinculando a mensagem a outros meios e proporcionando uma experiência personalizada ao cliente;

4. Formatos diferenciados, curvos e flexivéis atrai o Varejo: está cada vez mais frequente os painéis de LED nas gôndolas, prateleiras e setores de identificações das lojas. O varejo tem investido em painéis de LED para divulgação de preços, produtos e parcerias com a indústria, proporcionando por meio do conteúdo dinâmico e interativo uma experiência de compra mais personalizada ao cliente. A inovação dos painéis curvos e flexíveis permite desenvolver projetos que se adaptam à diversos formatos e design, algo que está em ascensão, trazendo muitas possibilidades para a comunicação visual digital;

5. Painéis de LED para residências: com um grande avanço na qualidade das imagens os painéis de LED tem surpreendido. Telas de LED enormes, com tamanhos personalizados e altíssima resolução estão vindo para substituir as televisões, proporcionando uma experiência com interação, mais brilho e luz ao telespectador. Além disso, os painéis possuem com uma vida útil mais longa, de 100mil horas, ou seja 10 anos. Um prazo bem superior aos televisores disponíveis atualmente no mercado.

Publicidade