O mundo digital tomou conta do orçamento da publicidade nos últimos anos. Porém, conforme os espaços publicitários na internet vão ficando lotados, os varejistas precisam arrumar alternativas e é isso que fizeram Nordstrom e Zappos. As empresas mesclaram a sua estratégia de divulgação apostando também no marketing impresso.
Nordstrom, um varejista de moda de 122 anos, fez o relançamento de um catálogo de vendas para comemorar o seu aniversário após ter parado a produção deste tipo de propaganda em 2019. A Zappos investe na mídia impressa desde 2019, mas a expansão veio com o catálogo de volta às aulas deste ano.
Segundo a publicação da Dididay, cada vez os varejistas estão apostando no marketing impresso pelo fato da mídia digital ser um investimento caro e com muita concorrência. Além disso, depois das regulamentações de privacidade de dados dos usuários, ficou ainda mais difícil fazer a medição, informações importantes para o segmento de varejo.
“Você só recebe uma certa quantia de dinheiro”, comentou Joe Cano, diretor de merchandising e diretor de marketing da Zappos ao site. “Portanto, estamos testando todas essas coisas para ver qual será o maior retorno para nossos consumidores e o que eles realmente desejam”, completou.
Outros varejistas também estão partindo para o marketing impresso
Mas são apenas as Nordstrom e Zappos que estão investindo no marketing impresso. A Amazon, por exemplo, desde 2018, faz o envio de seu catálogo de brinquedos aos clientes como estratégia de campanha de fim de ano. Outra varejista é a Madhappy, que fez o lançamento de uma revista no início de agosto, para divulgar a nova coleção e mais informações da marca.
“Imprima aqui, é um meio útil, dependendo do que uma marca ou empresa precisa fazer”, falou Ben James, diretor de inovação da GALE, uma agência de negócios de propriedade da Stagwell. “Não é uma coleção de uma era passada, mas, na verdade, algo que pode ser usado para se conectar significativamente com as pessoas à medida que avançamos para o futuro.”
A publicação não teve acesso aos investimentos das empresas Nordstrom e Zappos com marketing impresso, mas, só no primeiro trimestre de 2023, a Zappos investiu mais de US$ 55 milhões em mídia, número maior que no mesmo período no ano passado, segundo dados da Vivvix. Já a Nordstrom desembolsou quase US$ 54 milhões em mídia, valor também maior que 2022, de acordo com a Vivvix.
“Quando pensamos em como nos comunicamos com os clientes, tudo se resume a encontrá-los onde eles estão”, explicou Deniz Anders, diretor de marketing da Nordstrom. “Como os clientes, novamente, começaram a gastar mais tempo no digital, começamos a fazer menos impressão.”
Os números de gastos com o marketing digital só aumentam. Segundo a Previsão Global de Gastos com Publicidade de 2023 feita pela Dentsu. Porém, os varejistas estão levando a sério o marketing impresso como uma forma de elevar o conhecimento de marca e captar aqueles consumidores offline.
Foto: Pexels