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Marketing de causa é eficiente para tornar uma empresa socialmente responsável
24 de Outubro de 2023

Marketing de causa é eficiente para tornar uma empresa socialmente responsável

Estudo foi realizado pela Ipsos para a 6ª edição do maior evento de marketing de causas do país

Em sua 6ª edição, o Fórum de Marketing De Causa, que ocorrerá no próximo dia 26/10, apresentará com exclusividade uma pesquisa com abrangência nacional sobre o tema, bem como seus impactos na sociedade.

O estudo quantitativo foi realizado entre 02 e 06 de outubro com 1.000 pessoas com 18 anos ou mais, das classes ABC e em todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 3,1 p.p pela Ipsos e servirá de pano central para conversas sobre a conexão de empresas e organizações para gerar benefícios para as pessoas e o planeta. O evento é realizado pela CAUSE, a ESPM, o Instituto Ayrton Senna e a Ipsos.

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Os dados preliminares mostram que 54% da população brasileira acredita que o marketing de causas é eficiente para tornar as empresas socialmente responsáveis. Além disso, um recorte da geração Z mostra que esse percentual é ainda maior, atingindo cerca de 59%.

A pesquisa também analisou o padrão consumo dos brasileiros nos últimos 12 meses e a influência do investimento em causas sociais sobre a compra de produtos e concluiu ainda que:
– 36% comprou algum produto que destinava parte de seu valor para uma causa;
– 35% doou o troco de uma compra para uma causa;
– 27% preferiu comprar um produto que ajudava uma causa;
– 18% se informou sobre as práticas internas de uma empresa;

Fórum de Marketing de Causas 2023

Em sua sexta edição, o Fórum de Marketing de Causas contará com painelistas de grandes empresas e associações como Magalu, Arcos Dorados, Ambev, Instituto Avon e Doutores da Alegria. O evento terá formato híbrido – a parte presencial, no entanto, que ocorre na ESPM (em São Paulo), já está com as inscrições esgotadas. O público geral pode acompanhar a transmissão online pelo YouTube, em tempo real.

A abertura será feita por Marcus Nakagawa, coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental – CEDS, que apresentará o painel desvendando os acrônimos e conceitos: ESG, MRC, ODS e Washings, que são relacionados ao marketing de causas e devem ser considerados no planejamento e criação de cada ação neste sentido. Na sequência, teremos a apresentação de uma pesquisa inédita sobre o tema central do fórum, realizada pela Ipsos. Depois disso, as atividades seguem com painéis, que terão grandes nomes de companhias consolidadas em seus mercados.

Mônica Gregori, diretora executiva da CAUSE e especialista em marketing comenta que, “O objetivo do encontro será orientar como empresas e organizações podem desenhar estratégias que sejam associadas aos negócios, à cultura e ao engajamento de todos os públicos, para gerar impacto real. A partir dessa lupa, é possível consolidar o propósito com os 3 C’s: convicção, coerência e consistência, pois não se transforma nada de um dia para o outro”.

Mônica mediará o painel que terá a participação de marcas como Magalu e Afya, falando sobre as causas que são incorporadas da porta para dentro das grandes companhias.

Thayná Nascimento, gerente de impacto social na Ambev, demonstrará o case: Água AMA, que reverte 100% do lucro das vendas para levar água potável para quem não tem, ou seja, 35 milhões de brasileiros.

Nas outras mesas, serão abordados temas como: a cultura de doação no Brasil, puxado por João Paulo Vergueiro, Diretor para a América Latina do GivingTuesday; o histórico de impacto e adaptações de ações de marketing de causa ao longo do tempo, que terá como painelistas Daniella Grellin, diretora executiva do Instituto Avon e Marie Tarrisse, gerente sênior de Desenvolvimento Sustentável e Compromisso Social na Arcos Dorados, com mediação de Anna Beatriz Thieme, gerente de marketing do Instituto Ayrton Senna.

Anna Beatriz Thieme, gerente de Marketing do Instituto Ayrton Senna afirma que, “A responsabilidade social corporativa veio para ficar, e o Marketing de Causa pode ser uma ferramenta capaz de conectar empresas a causas fundamentais em nosso país. No evento, teremos a chance de descobrir como cases que já existem há décadas tiveram de se adaptar diante das enormes transformações em nossa sociedade, e ainda hoje possuem enorme relevância e credibilidade”.

Já as rodadas de apresentações terão como foco: a pesquisa Marketing Relacionado à Causa VI, que será conduzida por Priscilla Branco, gerente sênior de Public Affairs e Reputação Corporativa na Ipsos Brasil; as tendências do Engage for Good, com apresentação de David Hessekiel, fundador do Engage for Good e com participação de Sara Meneghine, gerente executiva de Comunicação e Marketing do Instituto Ayrton Senna; e Atualizações das Leis de Incentivo, representada pelo Incentiv.me. O encerramento será feito por Wellington Nogueira, fundador da Associação Doutores da Alegria.

Para Marcus Nakagawa, coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental – CEDS, “o marketing relacionado à causa também precisa ser inserido na estratégia ESG, pois é uma prática de décadas que mostra impactos sociais e ambientais, com indicadores consolidados, para atingir metas associadas às agendas globais”.

Para mais informações e inscrições, basta acessar o link.

PROGRAMAÇÃO:
8h30 – Credenciamento e Coffee Break.
9h – Abertura.
9h10 – Painel 1: Desvendando acrônimos e conceitos: ESG, MRC, ODS e Washings.
· Palestrante: Marcus Nakagawa (CEDS ESPM).
9h30 – Apresentação da pesquisa Marketing Relacionado à Causa VI.
· Palestrante: Priscilla Branco (Ipsos).
10h10 – Painel 2: ESG: As causas “da porta para dentro”.
· Painelistas: Ana Luiza Herzog (Magalu) e Cíntia Marin (Afya).
· Mediação: Monica Gregori (CAUSE).
11h10 – Coffee Break & Networking.
11h30 – Case: Água AMA.
· Palestrante: Thayná Nascimento (Ambev).
11h45 – Apresentação: Tendências do Engage for Good.
· Palestrantes: David Hessekiel (Engage for Good) e Sara Meneghine (Instituto Ayrton Senna).
13h45 – Painel 3: Cultura da Doação no Brasil.
· Bruno Pessoa (Abrace Uma Causa).
· Roberta Faria (MOL)
· Mediação: João Paulo Vergueiro (Giving Tuesday).
14h45 – Painel 3: Convicção, Coerência e Consistência: histórico de impacto e adaptações de ações de marketing de causa ao longo do tempo.
· Palestrantes: Daniella Grellin (Instituto Avon) e Marie Tarrisse (McDia Feliz/Arcos Dorados).
· Mediação: Anna Beatriz Thieme (Instituto Ayrton Senna).
15h45 – Coffee Break & Networking.
16h – Apresentação: Atualizações Leis de Incentivo
· Incentiv.me
16h30 – Encerramento
· Apresentação: Wellington Nogueira (Doutores da Alegria).

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