O Itaú, maior banco privado do Brasil, apareceu em primeiro lugar na lista das marcas mais valiosas da América Latina, no estudo realizado pela Brand Finance, uma consultoria que é líder na avaliação de marcas. No relatório, o banco apareceu com o valor de US$ 8,7 bilhões (equivalente, mais ou menos, a R$ 44 bilhões).
Na segunda posição, ficou a cerveja Corona, que é uma marca com US$ 7,4 bilhões (equivalente, mais ou menos, a R$ 36 bilhões).
“As 100 marcas mais importantes da América Latina valem hoje 10% mais do que em 2022. O setor bancário é o que contribui com o maior número de marcas, 18 em total, destacando-se entre eles o Itaú, proclamado como o mais valioso da região latino-americana. Entre os drivers de crescimento do setor bancário destacam-se a confiança, a excelência digital, o atendimento e a acessibilidade”, falou Pilar Alonso Ulloa, Diretora Geral Ibérica e América do Sul da Brand Finance, em um comunicado enviado à imprensa.
Entre as marcas mais valiosas ainda tem mais brasileiras
Um dos destaques que levou o Itaú para o topo da lista foi o aumento nas comissões, além de lucros e taxas em seguros, principalmente, vindos de negócios de cartão. Em comparação ao ano anterior, o banco cresceu 14,5%.
A Corona Extra, que apareceu em segundo lugar no ranking das marcas mais valiosas, teve um aumento de 6% em comparação a 2022. Este crescimento se deu devido ao engajamento da empresa no assunto sobre sustentabilidade.
Na terceira posição, outra empresa mexicana, a Claro, com US$ 5,5 bilhões. Em seguida, está o Bradesco que teve um aumento de 33% e alcançou a marca de US$ 5,1 bilhões. E, por último do top 5, o Banco do Brasil ficou com US$ 4,9 bilhões, um crescimento de 34% quando comparamos ao ano anterior.
Entre as marcas que mais tiveram crescimento, de acordo com o “Brand Finance Latin America 100 2023”, está a Athene, uma seguradora, que teve uma alta de 128%, chegando a US$ 2,6 bilhões (equivalente a R$ 13,3 bilhões).
Outras marcas que também se destacam quando o assunto é crescimento são: Movida (+121%), Nubank (110%), Localiza (+101%), Sabesp (+53%), Jumbo (+52%) e Oxxo (+50%).
Já quando o assunto, além de marcas valiosas, são as marcas mais fortes, podemos encontrar a Lala, dona da Vigor, que ficou na primeira posição do ranking, com classificação AAA. Em seguida, podemos ver Mercado Livre, Natura, Telcel, dentre outras.
Foto: Pexels