As redes sociais trazem muita informação e, por isso, algumas empresas acabam tendo dificuldade de destacar o seu conteúdo. Para ajudar, principalmente, os marketeers, um estudo feito pela HubSpot e a Meltwater perguntou a mais de mil especialistas que estão acostumados a criar estratégias diferenciadas para as redes sociais na Europa, Médio Oriente e África.
De acordo com o estudo, o que mais deve ter valor para estes profissionais é a interação que acontece nas redes sociais.
Quase todas as pessoas que foram entrevistadas, segundo publica o Meios e Publicidade, chegaram à conclusão que para ter o retorno esperado de uma campanha de Marketing Digital deve ter bom tráfego para o site, gerar leads e aumentar seguidores.
Cada vez mais os usuários buscam por marcas nas redes sociais e, por isso, ter notoriedade é tão importante. Para dar continuidade, 84% dos entrevistados na pesquisa garantem que os clientes farão pesquisas nas plataformas sociais e não apenas nas páginas de buscas.
Então, pensar em como estão os perfis sociais da empresa também é essencial. Afinal de contas, o consumidor vai entrar no perfil para entender se a marca realmente tem credibilidade.
Outra tendência quando olhamos para as redes sociais, é a compra ser efetuada na própria plataforma social.
Visando o crescimento, muitas marcas já estão registrando presença nestas plataformas, inclusive, fornecendo apoio ao cliente através do perfil social.
Os famosos não têm mais tanta influência como antes
Antigamente, a maioria das celebridades que faziam postagens sobre algum produto, ele rapidamente não era mais encontrado à venda, não é mesmo? Nos dias de hoje, nem sempre é assim. E para provar isso, ainda de acordo com o estudo feito por uma empresa americana que faz o desenvolvimento e comercialização de produtos de software para inbound marketing, as celebridades estão perdendo um peso como influencers digitais.
Desta forma, temos visto uma influência maior vinda do micro e nano influenciadores, com menos de 10 mil seguidores, que estão convertendo muito mais para as marcas. Afinal de contas, a audiência deles pode ser muito mais consolidada do que daquela celebridade com mais de 1 milhão de seguidores.
Além disso, muitas pessoas estão apostando na publicação de vídeos mais curtos como uma tendência de marketing para marcas e serviços. Neste caso, temos o Tik Tok como uma das maiores plataformas de vídeo do mundo.
Por isso, os marketeers precisam tomar muito cuidado quando vão realocar a verba do cliente para determinadas campanhas. A principal preocupação deste profissional deve ser a conversão em vendas dos produtos que serão anunciados.
Gostou destas tendências? Conte se você já aplicou alguma delas no seu dia a dia.