Empreender nas redes sociais: como utilizar YouTube, Facebook e Instagram para divulgar sua marca

19 de Março de 2020

Você tem um negócio? Então, você precisa marcar presença nas redes sociais! Veja como empreender no YouTube, Facebook e Instagram e ampliar seu impacto.

 

Quando você pega o seu celular, qual é o primeiro aplicativo que você abre? Centenas de pessoas, diante deste questionamento, responderiam que é um app de rede social. Não é à toa que vários empreendedores entenderam o potencial da ferramenta de comunicação e já estão colhendo bons frutos com a divulgação. Você não precisa ser um mago ao editar um vídeo ou realizar promoções dispendiosas, mas com algumas dicas e o direcionamento certo vai conseguir empreender até nesse tipo de site.

 

YouTube para empresas

Ainda que o YouTube seja mais focado no compartilhamento de conteúdo, o site é também uma rede social por permitir a interação entre usuários. Muita gente acredita que o YouTube é direcionado somente para editor de vídeo ou criador de conteúdo, deixando empreendedores que não sabem nada sobre editar um vídeo de fora dele – o que é um grande engano.

Criar um canal no YouTube para sua empresa é uma ótima forma de mostrar credibilidade, apresentar seus produtos, divulgar tutoriais e mostrar que você é presente para o consumidor. Editar um vídeo demonstrativo, por exemplo, pode fazer toda a diferença para o comprador tomar uma decisão. Além disso, ao divulgar conteúdo próprio relevante, você está criando uma posição de autoridade em determinado assunto.

Para quem não sabe como editar um vídeo mas quer fazer parte do YouTube, não há motivos para se desesperar! Existem diferentes tipos de programa editor de vídeo no mercado, alguns deles ideais para quem não tem conhecimento prévio, como é o caso do editor Filmora9.

O editor de vídeo Filmora9 é simples de utilizar, com interface intuitiva e que cria arquivos com configurações pré-definidas, de acordo com os requisitos de publicação do YouTube. Optar por um editor de vídeo fácil de utilizar, mas que ainda assim mantém a qualidade, é fundamental para mostrar que sua empresa vê a plataforma com profissionalismo, enquanto na prática, editar um vídeo vai ser algo simples de realizar.

 

Facebook para empresas

O Facebook foi uma das primeiras redes sociais que despertaram o interesse dos empreendedores, especialmente pela possibilidade de criar e editar uma página de negócio. Ainda em 2018, o Brasil atingiu o marco de mais de 120 milhões de usuários mensais na rede social, um número significativo que, por si só, justifica a necessidade de estar presente nela.

Uma vantagem do Facebook é que há uma série de recursos para quem quer empreender na plataforma, desde a possibilidade de programar chatbots para atendimento online, até áreas específicas de mercado, para comercializar seus produtos e receber dentro do próprio site. Além disso, o Facebook é um ótimo ambiente para divulgar os seus produtos e, caso você cometa algum erro, é sempre possível editar a legenda ou a imagem.

Se você não tem nenhuma ideia em mente, saiba que você pode fazer uma live apresentando seu produto ou serviço, criar posts de divulgação, utilizar a central de publicidade para patrocínios e até editar um vídeo pensando na plataforma. Os relatórios de acesso ajudam a dar uma boa ideia da sua audiência, o que permite ao editor da página planejar estratégias de vendas focadas no Facebook.

 

Instagram para empresas

O Instagram tem ocupado um espaço cada vez maior na vida dos brasileiros. Com a atualização constante de recursos, a rede social consegue se manter sempre atrativa para seus usuários. Para quem empreende, além de ser uma vitrine para seus trabalhos, o Instagram permite linkar uma publicação com o e-commerce, patrocinar posts e manter um contato direto com os potenciais clientes. Editar um vídeo ou fotos também é possível com os filtros do app.

A live e os Stories representam uma ferramenta de divulgação importante, dando personalidade para as marcas, sendo que não é necessário um editor de vídeo profissional para utilizar os recursos. Há ainda o IGTV, plataforma do app comparada ao YouTube, que tem apresentado um crescimento considerável desde seu lançamento. Muitos empreendedores estão criando conteúdo específico para o IGTV ao editar um vídeo pensando no formato e no público da rede social.

O Filmora9, editor de vídeo sugerido anteriormente, também conta com arquivos pré-definidos com foco para o Instagram. Ao editar um vídeo neste programa, é possível ainda contar com um banco de efeitos, o Filmstock, que deixa qualquer edição mais divertida e dinâmica, ideal para divulgar um produto ou serviço nos Stories. Dica: o editor de vídeo Filmora9 pode ser comprado com código de cupom LBR10, com desconto de 10% no valor final.

Se não há como ficar de fora das redes sociais, comece a pensar como sua imagem pode ser beneficiada por meio dessas plataformas. Com uma estratégia inteligente, bons recursos como editor de vídeo e pesquisa de público, além de atendimento de qualidade aos clientes, o retorno é garantido!