Publicidade
HOJE | Desertos de notícias como oportunidades é tema de live promovida pela Alright
26 de Outubro de 2023

HOJE | Desertos de notícias como oportunidades é tema de live promovida pela Alright

A live ocorre na próxima quinta-feira, 26/10, às 17 horas

Publicidade

O termo deserto de notícias se refere a áreas ou regiões nas quais não há presença de nenhum veículo jornalístico. No Brasil, um estudo chamado Atlas da Notícia, coordenado pela Projor, mapeou os municípios desassistidos de informação jornalística.

A 6ª edição do censo apresentou um ponto de virada nos resultados da série histórica: apontou menos municípios considerados desertos e mais cidades com ao menos um veículo de comunicação jornalística atendendo a população local.

Publicidade

O monitoramento do mercado jornalístico joga luz para a necessidade de fortalecer a prática jornalística, concentrada em canais de notícia on-line.

Mídia programática

Pensando nesse cenário de mudança e transformação, em que a mídia programática oferece cada vez mais possibilidades para editores de conteúdo , a Alright vai realizar na próxima quinta-feira, dia 26/10, às 17h a live “Jornalismo Local – Desertos de Notícias como Oportunidades”.

O debate abrangerá tópicos cruciais, incluindo a relação entre os desertos de notícias e oportunidades empreendedoras, o papel das ferramentas digitais no jornalismo e modelos de negócios para a era digital. O evento será transmitido através do canal da Alright no YouTube,

A live será direcionada para publishers, jornalistas, redatores, editores, profissionais de jornalismo, estudantes e interessados na área de comunicação e mídia programática e contará com a participação de dois convidados especiais com vasta experiência no setor:

Marlise Viegas Brenol/ Diretora editorial na Cartola Conteúdo
Sócia da agência Cartola Conteúdo, empresa pioneira em produção de conteúdo para mídia digital no Brasil, Marlise tem mais de 20 anos de experiência no jornalismo e comunicação. Trabalhou em redações multimídia e coordenou equipes em sites jornalísticos. Atua ainda na pesquisa em Jornalismo com foco em transparência digital, atualmente é pós-doutoranda no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, na UFBA.

Sérgio Lüdtke/ coord. dos pesquisadores do Atlas da Notícia
Com mais de 25 anos de experiência no mercado, liderou equipes em portais de notícias e revistas regionais e nacionais. Atua como editor-chefe do Projeto Comprova, uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos que reúne jornalistas de diversos veículos brasileiros para verificar informações falsas. Também é o presidente do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, organização realizadora da pesquisa Atlas da Notícia.

Luiz Henrique Matos/ Diretor de parcerias de Notícias da Google na América Latina
Luiz Henrique Matos é diretor de parcerias de notícia do Google na América Latina, responsável pelo relacionamento com grupos de mídia e integrante do grupo de trabalho global da Google News Initiative. Atua como mentor no Google for Startups e na Liga Ventures. Formado em Comunicação pela Universidade Mackenzie em
São Paulo e pós-graduado pelo Insper, trabalha há mais de 20 anos com mídias digitais, com passagens pelos grupos UOL/Folha, Editora Abril e America On-line.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a data do evento através do site oficial.

Publicidade
Publicidade