O tema principal do encontro foi a gestão moderna de marketing e vendas e a influências da ciência e da arte no seu contexto. A ciência se faz presente por meio da tecnologia e utilização de dados em análises, estatísticas, inteligência artificial e sistemas avançados. Já a arte contribui com as vendas através da inspiração, formulação, criatividade e inovação. A constatação é de que ciência e arte são recursos necessários para encontrar soluções ideais e customizadas para cada cliente.
Joinville
Os participantes começaram as reflexões sobre o tema em Joinville, com uma visita ao Instituto Juarez Machado. Lá eles puderam conhecer a história e obra do consagrado artista catarinense, além de sua visão e forma de trabalho, que incluía muita pesquisa e coleta de dados aliadas à imaginação e ousadia.
São Francisco do Sul
A programação continuou ao longo do fim de semana no cenário paradisíaco de São Francisco do Sul. O papel do método e da disciplina para os resultados foi tema de painel com Theo Orosco (fundador e CEO da Exact Sales) e Pavel Kazarian (diretor-geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil), em que foram debatidas as visões de cada um sobre processos para o sucesso. Os dois apresentaram ideias complementares sobre ciência e arte, além da relevância determinante de uma metodologia para o atingimento de resultados excepcionais.
Arte, ciência e propósito foram reforçados pela participação de empreendedores locais, como a vencedora do Festival de Cucas de Joinville, Asta Hetzer, e de Jonathan Matheus Thomaz, vencedor do The Taste Brasil. A partir de uma iniciativa da NSC com o projeto Joinville Faz Bem, Dona Asta e sua filha viram a oportunidade de abrir um negócio de sucesso e montaram Ah Cucaria. Já o chef gourmet Jonathan Thomaz viu seu restaurante Origens ter ainda mais clientes. Embora atuem em frentes diferentes, a mensagem dos dois refletiu a importância de encantar e surpreender o cliente e a valorização de cada ingrediente do “portfólio de vendas”.
A coach de lideranças Marta Castilho apresentou ainda a visão de que ser feliz leva ao sucesso, e não o contrário. Ela discorreu sobre técnicas de neurociência e gestão comportamental para melhorar a performance de equipes.
Impacto
Durante todo o encontro, artistas como os Irmãos Feitosa demonstram suas técnicas em caricaturas e o um DJ embalou a festa de confraternização. A reunião trouxe a retrospectiva em vídeo dos 50 destaques da área em 2017, que receberam prêmios como eletroeletrônicos, experiências e viagens para destinos como Santiago e Paris. O time celebrou os resultados parciais do ano premiando os profissionais que se destacaram no primeiro semestre. Ao final, foi anunciada a campanha de incentivo em andamento para 2018.
Fotos: Nilson Bastian