Quem não foi impactado nos últimos meses por uma propaganda de carros elétricos, não é mesmo? Pois é! A indústria automotiva tem focado cada vez neste tipo de veículo, sendo um dos principais foco de consumidores e montadoras. Porém, será que eles são uma tendência devido ao impulsionamento do marketing ou é realidade que não teremos mais controle do mercado automotivo?
Alguns especialistas garantem que os modelos elétricos são apenas resultados de grandes estratégias de marketing, já que diversas montadoras estão aplicando bastante tempo na divulgação de promoções dos produtos. Quando uma publicidade ficava “batendo” na cabeça dos consumidores de forma massiva, acabam levando ao ceticismo e até mesmo questionamentos sobre os verdadeiros benefícios dos carros elétricos e sua eficiência.
Segundo a publicação Puro Marketing, na Europa, por exemplo, já é lei que a partir de 2035 só poderão ser vendidos veículos elétricos, acabando com o produto movido a gasolina. Por outro lado, a indústria ainda está em avanço sobre este assunto e existe muita coisa que deve ser feita.
Uma percepção é que o foco das campanhas de marketing tem sido apenas as vantagens que estes modelos trazem ao meio ambiente, deixando de lado outros fatores que também são importantes como, por exemplo, a autonomia.
Porém, quando vamos comprar um carro novo, uma das coisas que pensamos é na autonomia e, claro, sem deixar de avaliar o valor e onde o veículo será carregado.
O consumidor considera muitos detalhes ao comprar carros elétricos
Não é só o marketing em cima dos benefícios ambientais que fará os usuários passarem a consumir apenas modelos elétricos. Os consumidores avaliam diversas coisas antes de fechar negócio.
Claro, que sabemos da importância para o meio ambiente de trocarmos o carro movido a gasolina por um movido a eletricidade devido a necessidade de diminuir a emissão de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas. Por este motivo, com certeza, o marketing tem papel fundamental para esta conscientização, mas não podemos achar que apenas esta comunicação trará efetividade de conversão.
Segundo um relatório da PWC, uma empresa de consultoria, a previsão é de que as montadoras gastem US$ 34 bilhões em publicidade deste tipo de produto até 2025 e, quando olhamos até 2030, os números chegam a US$800 bilhões.
Porém, as marcas precisam pensar em outros fatores no momento de publicidade dos modelos elétricos. Foi isso que a Motorpasión fez ao lançar uma ferramenta digital para ajudar pessoas a encontrar o veículo elétrico que mais combina com a sua necessidade.
Segundo os dados captados na plataforma da marca, mais da metade das pessoas que foram entrevistadas confirmaram que o valor do carro, autonomia e bateria são os fatores principais no momento de compra de um veículo elétrico.
Lembrando que a Tesla, de Elon Musk, é a pioneira no assunto, mas é outras empresas que já têm carros elétricos à disposição dos clientes como: BMW, Audi, Nissan, Chevrolet, Kia, Hyundai, Mercedes-Benz e Porsche.
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