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Budweiser usa criatividade e o YouTube para se conectar com a audiência brasileira
22 de Setembro de 2023

Budweiser usa criatividade e o YouTube para se conectar com a audiência brasileira

Vídeos são essenciais na construção das estratégias

Foi-se o tempo em que estar no horário nobre era o bem mais precioso para nós, profissionais de marketing. Hoje, com as pessoas consumindo informação e conteúdo onde e quando quiserem, o ativo a ser conquistado é outro: a atenção. E essa transformação exige um novo mindset, em que a criatividade é o grande catalisador de negócios.

Para isso, porém, precisamos nos tornar mais atentos, não somente a insights, comportamentos e territórios dos nossos consumidores, mas também ao que dizem nossos parceiros, as agências que trabalham na construção das marcas. Nesse processo, a criatividade deve ficar lado a lado da eficiência e dos resultados — e é a chave para nos tornarmos ainda mais relevantes na vida das pessoas.

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A criatividade é a chave para nos tornarmos ainda mais relevantes na vida das pessoas.

Olhar para os números também é essencial nessa nova forma de fazer marketing. Eles nos mostram, por exemplo, que 82% de tudo que é consumido na internet é disponibilizado em vídeo.1 E que 70% das pessoas declararam prestar mais atenção aos vídeos do YouTube do que em qualquer outra plataforma.2

Isso significa duas coisas: que os vídeos são essenciais na construção das estratégias e que é preciso estar no YouTube para criar conexões com as pessoas. Foi com esses aprendizados em mente que lançamos a campanha de Budweiser como patrocinadora oficial da Copa do Mundo FIFA 2022.

Entrando em campo

A estratégia global da marca incluía o lançamento de um hino para o evento unindo um clássico a um artista contemporâneo. O hit “Everybody Wants to Rule The World”, do Tears for Fears, foi repaginado na voz e no flow do jovem rapper norte-americano Lil Baby.

Nossa missão era fazer parte da celebração nas ruas e nas casas dos brasileiros. Mas, para isso, faltavam elementos que se conectassem à paixão pelo futebol e à nossa forma única de comemorar e acompanhar os jogos. O desafio, então, era transformar a música em algo que fizesse sentido para nosso público, sem perder o alinhamento com o global. A partir desse direcionamento, a Budweiser criou, aqui no Brasil, uma versão própria, com uma batida de funk, passinhos, futebol e a mensagem de combate ao racismo. O resultado é o vídeo “Atura o Baile”, que você pode conferir a seguir:

Com uma estética audiovisual própria, admirada pelo público brasileiro, Kondzilla, o maior canal de música do país, foi o creator parceiro que ajudou a produzir uma sonoridade capaz de sair da esfera da propaganda. A ideia era fazer um som que fosse tocado nas baladas. E para marcar esse golaço, contamos com o reforço de três camisas 10: os rappers Mano Brown e L7nnon, e o beatmaker Papatinho.

Vale dizer que não queríamos ser apenas mais um dos anunciantes durante o Mundial. Nosso objetivo era fazer parte desse momento histórico que é a disputa pelo campeonato. Com essa estratégia criativa, Budweiser se tornou uma marca criadora de conversas — e a campanha pensada inicialmente apenas para o YouTube fez tanto sucesso que a levamos também para a TV.

Levantando a taça

Os números mostram porque este é um case de criatividade, mas também de eficiência: a peça global atingiu 2,8 milhões de visualizações no YouTube, o que já é um ótimo resultado. Mas a campanha brasileira conquistou 28 milhões de views em apenas três semanas no ar. Hoje, quase um ano depois, o vídeo “Atura o baile” soma 37 milhões de visualizações no canal do Kondzilla. E, ao todo, essa campanha obteve nada menos do que 1,3 bilhão de impressões.3

Todo esse alcance no YouTube também rendeu desdobramentos para além da plataforma: de acordo com o levantamento da Stilingue, fomos o patrocinador do Mundial mais citado nas redes sociais globalmente, com 60,8% das menções.4

Os resultados obtidos também refletem importantes aprendizados ao usar a criatividade como estratégia no YouTube. Primeiro, não ter medo de ousar na hora de criar conteúdos em parceria com os criadores — a conexão que eles desenvolvem com a audiência promove diálogos muito mais diretos e ligados ao que o público está consumindo. E, segundo, é essencial saber ser uma marca viabilizadora de assuntos, que participa da construção de culturas.

O YouTube foi o grande palco para essa estratégia vencedora porque é o lugar onde as pessoas aprofundam suas paixões. E a criatividade teve um papel fundamental para que, no fim, pudéssemos multiplicar as oportunidades de negócios.

Fontes (4)

1 Cisco, 2020.
2 Google/Offerwise, Brasil, YouTube BrandCast n=1,000 A18+ GenPop video users, Survey in field on July, 2023.
3 Dados Internos, Budweiser, 2022.
4 Stilingue. Menções no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Tumblr, portais, blogs e fóruns, entre os dias 20 de novembro e 14 de dezembro. 2022.

Foto do topo:Unsplash

Matéria original Think With Google

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