Publicidade
ARTIGO | Ferramentas de IA que podem ser utilizadas no marketing em 2024
20 de Dezembro de 2023

ARTIGO | Ferramentas de IA que podem ser utilizadas no marketing em 2024

Empresas que adotarem algumas delas irão se destacar no mercado digital

Que tal começar a pensar nas ferramentas que possam ser utilizadas dentro da sua empresa para reduzir tempo nas atividades realizadas e, além disso, obter um aumento nos resultados?

Afinal, quais são as ferramentas tendências da inteligência artificial para o ano de 2024 e como elas podem ser aplicadas dentro das empresas?

Publicidade

Abaixo destaco as 3 (ferramentas) que são excelentes e que devem ser usadas para ter um destaque no mercado digital. Confira:

1- Chatbot: essa pode ser considerada uma alternativa excelente para a economia de tempo e ao mesmo para a solução de dúvidas ou problemas a qual um cliente possa ter.

Os chatbots são capazes de entender o que o cliente precisa e oferece respostas ou recomendações que possam ser fundamentais para a resolução de um problema, por exemplo.

O objetivo aqui é poder solucionar demandas simples, sem a necessidade de ter um funcionário desempenhando essa função. No Brasil podemos destacar a Lu do Magalu e a Sky, duas empresas que já fazem o uso de chatbot.

2- Prevenção do Churn: essa é outra ferramenta primordial para as empresas calcularem a perda de clientes.
Realizar pesquisas de satisfação, acompanhar a taxa de cancelamentos de um determinado produto e também saber qual é a porcentagem de clientes que deixaram de utilizar o serviço da empresa é imprescindível.

Destaco ainda que, trabalhar com programa de fidelização é uma excelente alternativa para prevenir o churn, ao mesmo tempo que consegue criar um vínculo de fidelidade com seus clientes.

A rede de produtos esportivos Centauro é um exemplo de empresa que trabalha com cashbacks, onde é possível ganhar descontos após realizar uma determinada compra ou até mesmo obter cupons de desconto em determinados produtos.

Uma ótima iniciativa, não é mesmo?

3- Reconhecimento de imagem: muitas pessoas gostam de uma determinada roupa ou calçado que viram durante anúncio da TV, porém, apenas tiram uma foto para pesquisar depois. É aí que entra a busca por imagem, a qual a pessoa envia a imagem desejada para o campo de busca do Google e começa a obter alguns resultados.

Outro exemplo que pode ser citado é a vitrine compra por look: o consumidor está navegando em busca de uma calça jeans e, neste momento, a IA faz buscas complementares, adiciona outros produtos semelhantes ou que possam combinar com a calça e, começa a fazer sugestões ao cliente em uma única tela, sem a necessidade de abrir novas guias para pesquisar por novos produtos. Economia de tempo e talvez até um aumento do ticket médio da loja, não é mesmo?

E aí, gostou das 3 dicas de ferramentas de inteligência artificial que podem ser utilizadas no marketing da sua empresa em 2024?

 

por Zacarias John Guerra, jornalista do portal Acontecendo Aqui, com formação em Strategic Marketing Management pela Ohio University, nos Estados Unidos.

Foto:Freepik

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade