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ARTIGO | E-commerce: como alavancar a reputação nos marketplaces
14 de Agosto de 2023

ARTIGO | E-commerce: como alavancar a reputação nos marketplaces

“Oferecer um bom atendimento respondendo dúvidas e prestando todo o suporte necessário é essencial para qualquer negócio”

A reputação positiva é um fator que todo varejista deseja alcançar para o seu negócio e esse cenário não é diferente quando analisamos o e-commerce, mais especificamente o nicho que vende produtos por meio dos grandes marketplaces disponíveis, afinal, os consumidores levam em consideração a avaliação do público geral na hora de comparar produtos entre diferentes vendedores.

Por se tratar de ambientes que contém inúmeras lojas dos mais variados segmentos e com um alcance enorme, a boa avaliação dentro dos marketplaces tende a ser o ponto chave que vai gerar destaque para o negócio, atraindo a atenção desejada, que será convertida em vendas concluídas.

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O que mais influencia no aumento positivo da reputação de uma loja de marketplace é a quantidade de vendas concluídas sem empecilhos ou transtornos. Se os consumidores conseguem realizar a transação e receber os produtos intactos e dentro do prazo estipulado sem a necessidade de formalizar reclamações por algum desconforto gerado, a imagem da loja será alavancada, o que resultará em uma presença maior quando os clientes realizarem buscas dentro das plataformas.

Por isso a importância de ter uma boa gestão de estoque, selecionar bem seus fornecedores, escolher um meio de pagamento de confiança, assim como opções de envio. Além disso, oferecer um bom atendimento respondendo dúvidas e prestando todo o suporte necessário é essencial para qualquer negócio.

Para acompanhar a situação da reputação de seu negócio, os grandes marketplaces, como o caso do Mercado Livre, têm ferramentas que auxiliam na monitoração desse aspecto, possibilitando a visualização da quantidade de vendas bem-sucedidas realizadas, além de quais publicações geraram algum tipo de transtorno para os consumidores. Essas ferramentas são essenciais, pois auxiliam na identificação dos problemas que são os maiores impeditivos para atingir a boa reputação.

Uma boa estratégia para alavancar as vendas é criar publicações vendáveis no curto prazo, focando 100% dos esforços em um “item salva vidas”, seja ele um artigo já publicado ou até mesmo um novo. Para definir qual será esse item, é importante se atentar se o produto é vendável, econômico e pertencente à mesma categoria trabalhada pela loja.

Entende-se por vendáveis produtos que têm um fluxo de demanda, por exemplo, pendrives, fones de ouvido, mouses, etc. No exemplo de uma loja de tênis, ela pode comercializar alguns shorts ou camisetas com tickets menores. Se tratando do aspecto econômico, é essencial pensar na estratégia de precificação como um investimento de longo prazo.

Com um preço abaixo da média é possível adquirir um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa e aumentar as visitas, o tráfego e o número de unidades vendidas necessárias. Entretanto, isso não significa criar preços irrealistas, pois eles não são confiáveis e também não geram vendas. Um preço excessivamente baixo somado a uma má reputação soa como fraude.

Por fim, como qualquer estratégia de venda, é preciso anunciar o produto. Divulgar a publicação da venda é essencial para aumentar sua visibilidade. No caso de vendas no Mercado Livre, é possível ativar a publicidade do próprio marketplace exclusivamente na publicação “salva vidas”, entretanto, essa estratégia é recomendada apenas caso a reputação do seller for da cor amarela ou superior.

Se a cor das nossas publicações nos impede de realizar uma campanha, uma boa opção é dar-lhes um impulso fora do site. Por exemplo, se vendermos por outro canal de e-commerce ou redes sociais, podemos gerar tráfego para esta publicação de fora para aumentar as vendas.

Uma vez que a loja alcance a reputação desejada seguindo essas estratégias, podemos reativar o restante de nossas publicações e reconfigurar nossa campanha publicitária regularmente, lembrando-se sempre de manter a boa conduta e evitar reclamações para seguir no topo.

por Daniella Doyle, head de Marketing do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company.

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