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ARTIGO | Commerce Everywhere: Estar onde o consumidor estiver é chave para o sucesso neste Carnaval
20 de Abril de 2022

ARTIGO | Commerce Everywhere: Estar onde o consumidor estiver é chave para o sucesso neste Carnaval

É preciso estar atento às tendências de comportamento dos usuários e preferências de consumo de anúncios

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Como este ano o Carnaval também acontecerá em pleno feriado de Tiradentes, podemos supor que influenciará o tipo de compras relacionadas aos ensaios e desfiles de Carnaval.


por Tiago Cardoso, diretor geral para a América Latina da Criteo

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Desde o início da pandemia, precisávamos nos tornar cada vez mais resilientes para nos adaptar a um mundo cada vez mais dinâmico. Como resultado, o consumo de serviços, produtos e experiências também se tornou mais efêmero, preparando o cenário para o futuro do comércio. Após mais de dois anos da crise sanitária, a noção de “Commerce Everywhere” começou com novos canais e novas formas de compras surgindo para os consumidores.

A ideia do “Commerce Everywhere” reforça que não só é preciso haver uma conexão entre compras online e offline para manter o interesse do usuário – mas também é preciso tornar sua marca visível em todos os locais onde o consumidor passa seu tempo. Os profissionais de marketing devem ter em mente que todos que tiveram uma boa experiência online nos últimos dois anos continuarão comprando digitalmente, enquanto aqueles que não se gostaram ou não se adaptaram voltarão a comprar nas lojas como antes.

No final, as estratégias devem se complementar, porque as pessoas gostam da facilidade do online e do imediatismo do

 

Carnaval em dose dupla

Em 2022, por conta dessa retomada pós-pandemia, o Carnaval foi dividido em duas partes: o feriado em fevereiro e os desfiles das Escolas de Samba em abril. Com esse novo momento, os varejistas ganharam duas oportunidades para capitalizar para alcançar e influenciar os consumidores, no entanto, eles também devem esperar que o comportamento do consumidor pareça muito diferente do que foi no passado.

Como este ano o Carnaval também acontecerá em pleno feriado de Tiradentes, podemos supor que influenciará o tipo de compras relacionadas aos ensaios e desfiles de Carnaval. Sem apenas uma data específica para comemorar, os consumidores tiveram a oportunidade de distribuir suas compras ao longo dos dois eventos, em vez de se concentrar na tradicional data.

Nesse cenário novo e atípico, é especialmente importante ter uma visão completa de como os consumidores estão se comportando para entender melhor como interagir com eles. Investir em cupons online para promoções vinculadas ao evento presencial é um bom exemplo de como usar as ferramentas certas para casar públicos online e offline e colocá-los em contato com sua marca.

É importante que os varejistas estejam presentes nos ambientes online e offline e entendam que é preciso haver uma integração entre os dois, para oferecer melhores experiências aos consumidores, encontrando-os onde eles já estão. Os profissionais de marketing devem ter acesso a dados que forneçam informações sobre seus consumidores, desde a maneira como eles se envolvem nas redes sociais até se um anúncio online leva seu consumidor a fazer uma compra na loja.

Ao estar atento às tendências de comportamento dos usuários e preferências de consumo de anúncios, os varejistas podem ter a certeza de estarem disponíveis em todos os canais de vendas possíveis, seja online ou offline, abrangendo todos os pontos de contato que possam ter com o consumidor.

 

O uso correto dos dados é uma boa estratégia

Com o Carnaval sendo comemorado em duas datas distintas, é fundamental estabelecer uma estratégia para atingir o consumidor em toda a jornada de compra que começou em fevereiro no feriado e termina agora nos desfiles. Para isso, o uso de dados first-party, que são quaisquer informações que os profissionais de marketing recebem diretamente de seus usuários, é muito importante. Essas informações podem vir de fontes online e offline, como o site da empresa, CRM, vendas na loja, redes sociais e pesquisas. O uso eficiente de dados first-party permitirá alcançar os consumidores em sua jornada cada vez mais híbrida – na internet aberta, em sites de varejistas/marcas e na loja – fornecendo anúncios eficazes e recomendações de produtos relevantes.

O foco do varejista em dados first-party, especialmente com o crescimento do e-commerce, ajudou a acelerar o uso da Commerce Media, uma nova abordagem de publicidade digital que combina dados e inteligência de negócios para alcançar e engajar os consumidores durante toda a jornada de compra. A construção da Commerce Media vai além da segmentação atualmente conhecida, pois se baseia em first-party commerce data, ajudando os profissionais de marketing a gerar resultados comerciais, como vendas, receita e leads.

Os profissionais de marketing podem alcançar seus consumidores com base em suas necessidades específicas em todos os canais e no formato que melhor lhes convier. Ele também oferece melhores experiências online, pois exibe apenas anúncios de produtos ou serviços nos quais os consumidores demonstraram interesse ativo e apenas de anunciantes com os quais consentiram.

Com o Carnaval 2022 sendo dividido em duas datas, o feriado em fevereiro e os desfiles das Escolas de Samba em abril, é fundamental analisar quais estratégias funcionaram no início do ano e quais ações podem ser tomadas para maximizar os resultados agora. Ao usar o comportamento passado e observar os hábitos do consumidor, os profissionais de marketing podem garantir um melhor desempenho na interação com o público, tanto online quanto offline.

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