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2021-2022 | Monique Campos, diretora de marketing e relacionamento da Almeida Junior
21 de Janeiro de 2022

2021-2022 | Monique Campos, diretora de marketing e relacionamento da Almeida Junior

O ano ainda será muito desafiador, com algumas incertezas decorrentes das eleições e da pandemia

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Caro leitor,
Desde os primeiros anos de vida o AcontecendoAqui compartilha com a Comunidade AcontecendoAqui as perspectivas de gerentes e diretores de empresas que compõem os ecossistemas do Marketing e da Comunicação em Santa Catarina. Nossa série está mostrando as reflexões sobre 2021 e os cenários para 2022 na visão dos profissionais convidados.

Hoje, nossa convidada é Monique Campos, diretora de marketing e relacionamento da Almeida Junior.

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Quais foram os desafios e aprendizados em 2021?

De forma geral, para todos os segmentos do varejo o ano de 2021 foi muito desafiador. Depois de quase três anos, estou retornando para a Almeida Junior e fico feliz em constatar que a empresa segue em seu forte DNA de inovação. Em meio a um cenário desafiador a empresa lançou um projeto totalmente diferenciado, que é o AJPlace. Outros shoppings também implementaram seus marketplaces, mas a Almeida Junior foi a primeira companhia do segmento a concentrar em uma única plataforma marcas de seus seis shoppings e também marcas nacionais e internacionais que não estão na rede. Este reconhecimento inclusive rendeu alguns prêmios, como o Top One de Marketing da ADVB/SC.

A empresa também se posicionou trazendo uma campanha com forte benefício para os clientes, que foi a Promo do Milhão, onde a cada 15 dias oferecia um prêmio em dinheiro para ser revertido em compras nos shoppings. Todo esse movimento foi refletido em resultados significativos para a empresa no ano passado.

Outro ponto de foco da companhia em 2021 foi o ESG – sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa, tanto no âmbito corporativo como em cada shopping. Hoje o consumidor está muito atento e preocupado com as atitudes e propósitos das marcas. A conexão com a marca vai além da compra. E cada vez mais a Almeida Junior quer reforçar esses pilares que já vem trabalhando do ESG. Temos diversos projetos que já são desenvolvidos e irão ganhar ainda mais espaço na nossa agenda, como o Bazar Influenciadores do Bem, ação que aconteceu no Garten Shopping, em Joinville, envolvendo influenciadores para incentivar a doação de roupas que foram vendidas no bazar e o valor arrecadado foi revertido para a Fundação Pró Rim. Com o sucesso do projeto a ideia é levá-lo para os demais shoppings do grupo. Ainda no âmbito social fizemos no ano passado, de forma pioneira em todos os shoppings, o treinamento e capacitação de funcionários para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na área ambiental, entre muitos projetos, temos o de replantio e recuperação em nossos viveiros, o reuso da água, a reciclagem de óleo, reciclagem de materiais em geral e vamos instalar pontos de arrecadação de eletroeletrônicos para o correto descarte.

Temos um lema na Almeida Junior que levamos muito a sério: Nossos shoppings só serão bons para a companhia se primeiro forem bons para a comunidade.

 

Quais cenários você visualiza para 2022?

O ano ainda será muito desafiador, com algumas incertezas decorrentes das eleições e da pandemia. Mas a Almeida Junior já provou que tem uma capacidade grande de adaptação e está muito mais preparada para as mudanças.

Para 2022 vamos focar no nosso ecossistema e no cliente, que é nosso maior ativo. Queremos evoluir a conversa com nossos clientes e criar réguas de relacionamento para atender cada vez mais as suas expectativas. Ou seja, se relacionar de forma ainda mais efetiva estabelecendo um vínculo genuíno.

A minha chegada na Almeida Junior veio com um grande desafio para consolidar esta meta: planejar e implementar o AJ Fans, que é o programa de relacionamento da empresa. É um desafio muito motivador porque tem o propósito de transformar positivamente a vida das pessoas e isso extrapola as fronteiras dos shoppings. Será algo realmente inovador e singular, como tudo o que a Almeida Junior se propõe a fazer.

 

O que mudou na estrutura e modelo de trabalho no departamento de marketing do ALMEIDA JUNIOR?

A Almeida Junior já testou alguns formatos, como um mesmo gerente para dois shoppings. Mas shopping center é um “ser muito vivo”. Como diz o nosso CEO, Jaimes Almeida Junior, é um empreendimento privado de alma pública. Então este ano reestruturamos o time de marketing e vamos ter um gerente para cada shopping, que responde diretamente ao superintendente e também ao marketing corporativo.

 

Qual a estrutura e como funciona a House Agency do Grupo Almeida Junior?

Começamos a estruturar este novo modelo no segundo semestre de 2021 e este é o primeiro ano que estamos experimentando este formato. Temos aqui uma estrutura similar a de uma agência de comunicação, que estamos chamando de House Criativa, com profissionais de criação, design, arte finalista, digital, enfim, toda a estrutura necessária para as demandas do nosso negócio. Trouxemos um profissional com muita experiência de mercado de agência, o Rogério Alves, com passagem por grandes agências como One WG, Propague, 9MM, para a assumir a direção criativa da House.

 

Por que a opção por uma house?

Isso foi necessário pelo próprio crescimento das verticais de negócios da companhia: a AJ Realty, AJPlace, AJ Labs, AJ Pay, AJ Log e AJFans, além dos marketings dos seis shoppings. Com a House Criativa já vemos resultado na otimização de recursos e rapidez nas entregas com 100% de dedicação do time, mantendo uma unidade na identidade das verticais.

 

Quais são as atividades de cada vertical? Elas estão conectadas com o shoppings ou têm vidas próprias?

As verticais têm e terão sempre conexão com os shoppings. Apesar de serem negócios independentes;
AJ Place – marketplace;
AJ Labs – Laboratório de inovações tecnológicas para desenvolvimento e inserção nos shoppings, com startups;
AJ Realty – Incorporadora;
AJ Pay – forma de pagamento (adquirente próprio);
AJ Log – solução logística;
AJ Fans – programa de relacionamento;

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