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Nissan do Brasil e Universidade Federal de Santa Catarina assinam acordo sobre inovação
06 de Agosto de 2018

Nissan do Brasil e Universidade Federal de Santa Catarina assinam acordo sobre inovação

 

Uma boa notícia para começar a semana envolve a marca Nissam e a UFSC -Universidade Federal de Santa Catarina que  assinaram memorando de entendimento que tem como objetivo iniciar estudos para soluções futuras para as baterias usadas de veículos elétricos. O evento contou com a presença do presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva, do pró-reitor de pesquisa da instituição, o professor Sebastião Roberto Soares, e do coordenador do Laboratório Fotovoltaica UFSC, professor Ricardo Rüther.

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Objetivo da parceria
Os convênios a serem firmados no futuro, a partir da assinatura do memorando, permitirão que a fabricante japonesa de automóveis e o grupo de pesquisa da UFSC testem as aplicações dessas baterias. Para tal, a Nissan vai fornecer à UFSC, inicialmente, seis baterias de veículos Nissan LEAF, que foram usados como táxis em São Paulo e no Rio de Janeiro como parte de um projeto especial da empresa entre 2012 e 2016.

“Em todo o mundo, a Nissan vem desenvolvendo parcerias com o objetivo de integrar o carro elétrico à sociedade e promover a mobilidade elétrica. Após a utilização nos veículos, as baterias ainda possuem uma grande capacidade de carga e abastecimento. No Brasil, o trabalho conjunto com os pesquisadores da Universidade Federal da Santa Catarina será fundamental para que todo o potencial dessas baterias seja testado”, disse Marco Silva.

Dentre os trabalhos a serem realizados por meio desta parceria, pode-se destacar o estudo do potencial das baterias como sistemas de armazenagem de energia, o que a Nissan chama em todo o mundo de Xstorage Buildings (ou Edifícios de Armazenagem) para a geração de energia de maneira independente da rede elétrica convencional. Considerando o consumo médio residencial no Brasil de 170kWh/mês – 5,66kWh/dia – a energia acumulada em uma bateria pode, por exemplo, manter uma casa funcionando por aproximadamente 3 dias.

A armazenagem de energia solar também será um dos temas de estudo. Uma das primeiras aplicações planejadas pelos pesquisadores acontecerá no próprio prédio do Laboratório Fotovoltaica UFSC. A energia elétrica gerada durante o dia por meio dos módulos fotovoltaicos instalados nas coberturas dos prédios deste laboratório ficará armazenada nas baterias do Nissan LEAF para ser utilizada durante a noite, quando a tarifa de luz é mais cara.

“A parceria com a Nissan é de extrema importância para nosso laboratório, pois ela vai permitir que a gente una os dois pilares das nossas pesquisas que são a mobilidade elétrica e o armazenamento de energia. Estamos muito animados com as diversas possibilidades de aplicação dessas baterias”, comenta o professor Ricardo Rüther, que coordena o Laboratório Fotovoltaica UFSC. No ano passado, o grupo desenvolveu um ônibus elétrico alimentado exclusivamente por energia solar usado diariamente para o transporte de pesquisadores e alunos.

O uso alternativo de baterias usadas do veículo Nissan LEAF já é realidade em algumas partes do mundo. Em junho deste ano, a Nissan inaugurou no estádio Johan Cruyff Arena, na Holanda, o maior sistema de armazenamento de energia da Europa. O sistema, alimentado por 148 baterias de Nissan LEAF, funciona de forma independente sem conexão com a rede elétrica convencional. No Japão, a Nissan e sua afiliada 4R Energy Corporation uniram-se à cidade de Namie, no nordeste do país, para instalar postes de luz alimentados por uma combinação de painéis solares e baterias que foram usadas em veículos LEAF.

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