Empresa blumenauense é pioneira na região ao dominar a ferramenta de Business Intelligence que facilita o acesso a dados de forma rápida, o que colabora com a agilidade na tomada de decisões.
O Ministério das Comunicações é o mais novo cliente da Datainfo, empresa de Blumenau com 10 anos de mercado, a usar a ferramenta Pentaho de Business Intelligence, que pode ser traduzido como Inteligência de Negócios. A empresa blumenauense é pioneira na região ao oferecer a solução de Pentaho e todas as suas facilidades. “Na nossa região nós temos expertise nessa ferramenta que, por ser um software de código aberto (open source), é de licença livre, sem custo de aquisição, por isso, se torna eficaz e uma solução econômica para a coleta e cruzamento de dados de forma rápida e exata para empresas de todos os portes”, explica o consultor de BI, Marcos Schmidt.
Em agosto de 2012, a Datainfo começou o estudo e posterior desenvolvimento de uma plataforma de BI para municiar as esferas do Ministério com dados de indicadores do setor de comunicações. Em janeiro deste ano, entrou em operação a primeira fase desta ferramenta, utilizando o Pentaho. Nesta primeira fase, foram contemplados os dados sobre rádios comunitárias, com a disponibilização de mapas de localização, bem como gráficos e análises sobre esse assunto, outorgas, avisos expedidos, renovações e status de processos. A segunda fase contemplará dados provenientes da Anatel, IPEA e IBGE, gerando cenários úteis para tomada de decisão quanto a políticas e estratégias no setor de comunicações.
De acordo com Schmidt, empresas de todos os portes necessitam de um bom projeto de BI para poder obter informações precisas, com rapidez e úteis na tomada de decisões. Sem os recursos do BI é necessário confeccionar os relatórios de forma manual e depois, dependendo dos dados dos quais se necessita, se faz o cruzamento deles com auxílio de planilhas. “Com o Pentaho essas informações são obtidas da forma que se deseja e no momento que precisamos delas”, explica.
Pentaho
O Pentaho atende de ponta a ponta um projeto de BI. Trata-se de uma poderosa ferramenta de análise de informações, monitoramento, análise e apoio à tomada de decisão para que as organizações revolucionem o uso da informação gerencial, atingindo ganhos significativos de eficiência. A Suíte Pentaho apresenta grande flexibilidade e independência de plataformas (Windows, Linux e MAC), alta confiabilidade e segurança a um custo mínimo de implantação e manutenção. Schmidt explica que o único custo é com uma empresa que dê consultoria, implante e faça a manutenção. E é esse serviço que a Datainfo está prestando na região.
Muitas empresas já utilizam algum tipo de ferramenta para o BI com o intuito de coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar dados com rapidez. No entanto, as soluções tradicionais exigem o pagamento de licenças, o que pode representar um custo alto para a empresa, dependendo das funcionalidades que estão sendo usadas. Enquanto que o Pentaho é totalmente gratuito e por isso está sendo considerado uma revolução em BI. Entre as ferramentas de BI conhecidas e pagas estão Business Object da SAP e o Qlik View. Com todas elas a Datainfo também trabalha.
Profissionais em cargos estratégicos não podem prescindir do apoio do BI. São esses dados, em tempo hábil, que ajudam este profissional a decidir por investimentos, rumo da empresa, alterações no ambiente interno, lançamento de produtos, entre outros. “Com esses dados, o profissional pode aprimorar o processo de tomada de decisão”, avalia.
Vantagens alcançadas pelo Ministério das Comunicações com o uso do Pentaho:
Consolidação de dados de diversas fontes;
Possibilidade de avaliar aspectos geográficos da dinâmica do mercado de comunicações;
Proporciona maior detalhamento das informações, por região, Estados, municípios, etc…
Informações periódicas e de fontes confiáveis.