O Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), firmou na última terça-feira, 14, em Florianópolis, o acordo de cooperação com as duas entidades que congregam instituições de saúde de caráter filantrópico de Santa Catarina.
A parceria abre as portas do InovaDona – Centro de Inovação do Dona Helena –, com todas as ações relacionadas, aos hospitais que tenham interesse em implementar um trabalho voltado à inovação, nos mais variados campos.
Entre outras possibilidades, o acordo tem como objetivo estimular o uso de novas tecnologias em ambientes públicos e privados, e vai oferecer aos parceiros a oportunidade de testar, mediante a chamada Prova de Conceito (POC) e sem qualquer custo, iniciativas do InovaDona ou de terceiros.
José Tadeu Chechi, diretor-geral do Dona Helena afirma que, “Com o apoio da Fehosc e da Ahesc, seremos capazes de realizar progressos significativos em várias frentes, desde a implementação de tecnologias inovadoras até a melhoria dos processos de atendimento. Essa parceria nos permitirá explorar novas possibilidades e moldar o futuro da saúde em nosso estado”.
Soluções criativas e eficazes
Chander Turcatti, Gerente de inovação do hospital e head do InovaDona, lembra que o acordo que está sendo firmado atende a diretrizes que originaram a criação da unidade, em 2022, nos eixos de responsabilidade social e desenvolvimento de parcerias.
O InovaDona, segundo Chander, é mais do que um conjunto de iniciativas: “É, isso sim, uma mentalidade, uma abordagem proativa para enfrentar os desafios complexos que enfrentamos no campo da saúde. É a nossa resposta à necessidade urgente de encontrar soluções criativas e eficazes para melhorar a qualidade dos cuidados em saúde”. Ele ressalta ainda que as demais instituições poderão ter acesso à plataforma de gerenciamento de inovações do Dona Helena, como também a startups vinculadas à unidade.
A Fehosc reúne 83 hospitais filantrópicos de todo o Estado, enquanto a Ahesc abrange 119 hospitais e clínicas. Dirigentes das duas entidades comemoram o acordo.
“Essa parceria institucional permitirá o intercâmbio de oportunidades e conhecimento, essenciais para o enfrentamento dos desafios da área da saúde”, afirma o presidente da Ahesc, Mauricio José Souto-Maior.
Para a Irmã Neusa Luiz, presidente da Fehosc, trata-se de um passo significativo rumo à excelência nos serviços prestados à população. “Representa o início de uma jornada conjunta, destinada a buscar e desenvolver projetos inovadores. Além disso, visa proporcionar oportunidades aos nossos associados para expandir seus horizontes, acessando recursos e conhecimentos que impulsionarão a qualidade dos serviços de saúde”.