O Grupo RBS, em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, publica este mês o caderno especial da bandeira “A educação precisa de respostas”, fruto das atividades da campanha institucional do Grupo RBS, realizadas desde o seu lançamento, em agosto. A publicação reúne as principais reportagens publicadas ao longo de três meses nos jornais da RBS no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Além das respostas às seis perguntas da campanha, o caderno contempla entrevistas com autoridades na área da educação, boas práticas de escolas gaúchas e catarinenses, artigos e ações institucionais realizadas durante a campanha.
Também relembra o editorial “Por quê?”, publicado no dia 28 de agosto, dia de lançamento da campanha e mesmo dia em que foi realizado o Painel RBS especial sobre Educação, com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante – assunto que também consta no material. Com 48 páginas, o caderno apresenta ainda anúncios da campanha publicitária, que se baseou em seis perguntas básicas que resumem os problemas enfrentados pela educação no país. O material demonstra que uma educação de mais qualidade e eficiência não é um sonho, mas uma realidade possível por meio de atitudes capazes de gerar transformações.
“O Grupo RBS espera colaborar para que todos, como cidadãos, possamos trabalhar juntos para alcançar efetivamente uma elevação na qualidade de aprendizagem no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com a expectativa de que essas ações provoquem a sociedade a refletir cada vez mais sobre o tema e a entender que nós fazemos parte da solução deste problema”, afirmam no editorial de apresentação do especial o presidente Emérito, Jayme Sirotsky, o presidente do Conselho de Administração, Nelson Sirotsky, e o presidente Executivo, Eduardo Sirotsky Melzer.
O material não circulará encartado nos jornais do Grupo RBS. A tiragem, de 15 mil exemplares, será distribuída para escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, para autoridades dos dois Estados e para especialistas no tema, incluindo personalidades de renome que participaram com respostas às questões. Órgãos de educação, instituições, entidades, veículos de imprensa, parceiros do projeto, agências e anunciantes também receberão a publicação.
Além do caderno impresso, o conteúdo estará disponível no formato PDF para download no site www.precisamosderespostas.com.br. Neste endereço, é possível acessar as principais matérias multimídia de rádio e TV realizadas sobre o tema educação por veículos do Grupo RBS desde agosto.
No começo do próximo ano, terá início a segunda etapa da bandeira institucional. Entre as atividades previstas, está a mobilização das escolas para mostrarem as suas melhores iniciativas em prol da qualidade da educação. As ações mais relevantes serão reconhecidas na primeira edição do Prêmio RBS de Educação.
A bandeira em números
Editorial
Em três meses de projeto, a bandeira de Educação atingiu um volume editorial de mais de 1,1 mil matérias
– Jornal: 454 páginas
– Rádio: 138 matérias
– TV: 90 matérias estaduais e 486 matérias locais
Campanha
Ao longo do projeto, a campanha publicitária contou com:
– 150 anúncios
– Mais de 12,6 mil inserções em rádios
– Mais de 5,8 mil inserções em TV
– Mais de 4,9 milhões de impressões de peças digitais