Publicidade
Empresa catarinense vence o prêmio latino-americano InovaCidade
13 de Maio de 2024

Empresa catarinense vence o prêmio latino-americano InovaCidade

Reconhecimento a partir de um case pioneiro de implantação de telemedicina em UBSs de Aracaju

Publicidade

A TopMed é vencedora do Prêmio InovaCidade 2024, concedido pelo Instituto Smart City Business America.

A entrega será no dia 14/5 durante abertura da 11ª edição do Smart City Business Brazil Congress (SCB-BR), na capital paulista. O evento é considerado o mais importante e estratégico sobre cidades inteligentes da América Latina.

Publicidade

O Prêmio InovaCidade é concedido às principais iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Em 2024, houve 128 inscrições, sendo selecionados 43 projetos e iniciativas com impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade. Os vitoriosos integram tanto o setor público quanto privado.

Melhora da qualidade de vida

O reconhecimento da TopMed se baseia no pioneiro case, tanto no país quanto no exterior, que fornece telemedicina especializada a Unidades Básicas de Saúde da cidade de Aracaju. O projeto iniciou as atividades em março de 2023 e até o momento está disponível em 37 UBSs e três Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Valda Stange, CEO da TopMed afirma que, “No cenário atual, onde a inovação em saúde é mais que essencial, a TopMed participa e está na vanguarda dessa transformação. Este prêmio não apenas celebra, mas também reafirma nosso compromisso com o cuidado em saúde centrado no ser humano e nossa determinação de garantir que esse cuidado de qualidade seja acessível a todos”.

“O reconhecimento se dá pelo impacto na vida da população, esses 18 mil atendimentos neste primeiro período representam tratamentos iniciados, continuados e concluídos, ou seja, pessoas seguindo sua rotina com qualidade de vida e bem-estar. Houve uma estratégia efetiva de treinamento e suporte para a equipe de saúde local de Aracaju para o acolhimento da população e a conexão com o médico remoto”, explica Cleones Hostins, Head Comercial da TopMed.

Este é o segundo ano consecutivo que a TopMed é reconhecida nessa grande premiação. Em 2023, o projeto contemplado foi o Atenção Primária Remota, primeiro canal brasileiro de atendimento pré-clínico para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço iniciou em 2019 na prefeitura de Florianópolis e, hoje, é aplicado em diversos municípios brasileiros.

Telemedicina na UBS

A solução implantada em Aracaju consistiu na instalação de equipamentos básicos para uma boa qualidade no atendimento, permitindo consultas a distância entre pacientes e especialistas.

Segundo Cleones Hostins, head Comercial da TopMed, em comparação com o modo de operação padrão do SUS, a iniciativa é disruptiva, pois coloca o paciente no centro dos cuidados, evitando o afastamento da família e do trabalho para tratamento de saúde e reduzindo o prazo para o diagnóstico e o início do tratamento.

“Também representa economia para o poder público, seja em relação ao TFD (Tratamento Fora do Domicílio) ou à prevenção do agravamento de condições de saúde, o que evita tratamentos mais dispendiosos e mantém um alto nível de qualidade de vida aos munícipes”, complementa ele.

Valda Stange informa ainda que outro destaque da solução é o modelo de autogestão da agenda de consultas. Isso permite que cada unidade gerencie de forma independente o agendamento com especialistas, sem depender de ajustes ou aprovações externas.

Resultados notáveis

Em apenas 12 meses de execução, foram realizados 18.754 agendamentos. Os usuários que mais utilizaram as teleconsultas tem entre 40 e 59 anos, são predominantemente do sexo feminino.

Apenas 47% das consultas necessitaram de exames adicionais, e somente 3% geraram atestados médicos. O serviço tem alta resolutividade, com o índice de 93,66%, ou seja, a cada 100 pessoas atendidas, 94 tiveram sua demanda solucionada.

Foto:TopMed/Divulgação

Publicidade
Publicidade