Publicidade
Empresa catarinense é vencedora de principal lote do leilão de transmissão da Aneel
30 de Setembro de 2024

Empresa catarinense é vencedora de principal lote do leilão de transmissão da Aneel

Companhia conquistou a concessão para implantação e operação de 780 quilômetros de linhas de transmissão e 2 subestações

Com sede em Florianópolis, a ENGIE Brasil Energia arrematou o Lote 1 do leilão de transmissão, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira, 27, na sede da B3, em São Paulo.

O Lote foi arrematado com uma Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 252,2 milhões. O investimento previsto pela ANEEL é de R$ 2,9 bilhões.

Publicidade

O contrato abrange a construção de aproximadamente 780 quilômetros de linhas de transmissão de energia elétrica e duas subestações novas, reforçando o sistema elétrico do Paraná e Santa Catarina, assim como o atendimento à região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba no estado de Minas Gerais; além da continuidade na prestação de serviços de 162,6 quilômetros de linhas de transmissão e duas subestações já existentes, que atendem os estados do Espírito Santo e a área leste de Minas Gerais. O Lote está localizado em cinco estados (Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo) e passa por aproximadamente 60 municípios.

Eduardo Sattamini, diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia comenta que, “Fortalecer nossa posição no setor de transmissão é um dos focos da ENGIE Brasil Energia. A participação nos certames nos últimos anos e a implantação dos Sistemas de Transmissão Gralha Azul, no Paraná; Novo Estado, entre Pará e Tocantins; Gavião Real, no Pará, bem como Asa Branca, em implantação nos estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, vem nos trazendo um fundamental aprimoramento técnico e experiência neste setor, tão importante para aumentar a segurança energética no país”.

Projeto competitivo

O prazo da concessão do serviço público de transmissão, incluindo o licenciamento, a construção, a operação e a manutenção das instalações de transmissão, será de trinta anos, contado da data de assinatura do Contrato de Concessão, previsto para acontecer em dezembro.

“Entramos neste leilão com confiança na nossa capacidade de desenvolvermos um projeto competitivo, com alto padrão de qualidade, saúde e segurança e com responsabilidade socioambiental. Nossa vitória no Lote 1, que conta com sinergia com nossas atividades no Paraná, em Santa Catarina e em Minas Gerais, é resultado de meses de preparação, estudos de engenharia para otimização dos projetos e alinhamentos com o mercado, obtenção de propostas firmes de fornecedores e construtoras de primeira linha, mantendo nossos princípios de disciplina financeira, capacidade de execução e requisitos de segurança. É esse compromisso e profissionalismo que nos faz um player relevante não só para os stakeholders diretos da ENGIE Brasil Energia, mas para todo o setor elétrico no Brasil”, completa Eduardo Sattamini.

No segmento de Transmissão, a ENGIE já opera mais de 2,7 mil quilômetros de linhas e 6 subestações próprias, com os Sistemas de Transmissão Novo Estado, entre Pará e Tocantins; Gralha Azul, no Paraná; e Gavião Real, no Pará. Em fase de implantação, a companhia detém o projeto Asa Branca Transmissora de Energia, com mais de 1.000 quilômetros de extensão de linhas de transmissão entre a Bahia e o Espírito Santo, passando por Minas Gerais. Os projetos da ENGIE Brasil Energia são realizados com alto padrão de qualidade, saúde e segurança e com responsabilidade socioambiental, buscando evitar, mitigar e compensar os impactos das obras ao meio ambiente e às comunidades locais.

Foto:@cauediniz B3

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter