Publicidade
Cartório de SC instala o 1º ponto de inclusão digital do Brasil
16 de Outubro de 2025

Cartório de SC instala o 1º ponto de inclusão digital do Brasil

A iniciativa será expandida para 91 cartórios de municípios sem unidade judicial

Os cartórios de Santa Catarina assumem papel de destaque nacional ao inaugurar uma nova era de aproximação entre a população e o Poder Judiciário.

A Escrivania de Paz de Rancho Queimado tornou-se o 1º cartório do Brasil a receber um Ponto de Inclusão Digital (PID), iniciativa que permite o atendimento remoto de cidadãos que não possuem acesso à internet ou a dispositivos eletrônicos.

Publicidade

O projeto, fruto de uma parceria entre a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Santa Catarina (Anoreg/SC) e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), prevê a instalação de 91 PIDs em cartórios de municípios localizados a mais de 20 quilômetros de qualquer unidade judicial. A medida reforça o compromisso dos delegatários com a cidadania e com a ampliação do acesso à Justiça em regiões afastadas.

Os PIDs instalados nos cartórios permitem a realização de atos processuais por videoconferência, como depoimentos de partes e testemunhas, além do atendimento virtual por meio do Balcão Virtual. Essa estrutura torna os cartórios verdadeiros pontos de cidadania digital, aproximando a Justiça das comunidades mais distantes.

O corregedor-geral do Foro Extrajudicial do TJSC, desembargador Artur Jenichen Filho, ressaltou o protagonismo dos delegatários na iniciativa: “Graças à boa vontade dos nossos notários e registradores, podemos fazer a diferença na vida das pessoas excluídas digitalmente. Muitas vezes, quem não tem acesso à internet ou a um celular precisa se deslocar para outra cidade. Agora, encontra esse suporte no próprio cartório da sua comunidade.”

A parceria entre o TJSC e a Anoreg/SC consolida os cartórios como braço da Justiça e agentes de inclusão social e tecnológica. “Esse ato simboliza o compromisso conjunto com a democratização do acesso à Justiça e com a promoção da cidadania”, destacou o presidente da Anoreg/SC, Otavio Margarida.

Atualmente, o Judiciário catarinense já conta com 41 Pontos de Inclusão Digital instalados em fóruns e casas da cidadania — e, agora, expande essa rede com o protagonismo dos cartórios.

 

Entre em contato com o AcontecendoAqui se tiver interesse em divulgar seus trabalhos para a Comunidade AcontecendoAqui. Envie um e-mail para [email protected]

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade