Publicidade
ARTIGO | Diversificação de carteira: 7 motivos para investir em inovação
20 de Março de 2024

ARTIGO | Diversificação de carteira: 7 motivos para investir em inovação

Atuar nesta área também pode ser arriscado e exigir recursos significativos

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Por Ana Paula Debiazi*

Projetos ligados à inovação são componentes valiosos para uma estratégia de diversificação de carteira, uma vez que determinadas startups podem ter comportamentos diferentes em relação aos ciclos econômicos ou a eventos específicos do mercado. No entanto, ao considerar a inclusão de investimentos em ideias inovadoras, é essencial avaliar cuidadosamente os objetivos financeiros, a tolerância ao risco e o novo horizonte à frente.

Publicidade

Além disso, é preciso entender que diversificar envolve a alocação de recursos em diferentes classes de ativos e setores que incluem não apenas empresas que privilegiam a inovação, mas também ações tradicionais, títulos, imóveis, commodities e outras oportunidades.

Em meio a esse contexto, elenco a seguir algumas boas razões para startups integrarem o radar de investidores.

Potencial de retorno elevado

Empresas nascentes podem crescer rapidamente em curto prazo, o que pode levar a retornos significativos, especialmente se forem bem-sucedidas e eventualmente adquiridas ou abrirem capital.

Possibilidade de transformar um setor

Startups muitas vezes estão na vanguarda da inovação, desenvolvendo novas tecnologias, novos produtos ou serviços que têm o poder de transformar indústrias inteiras.

Exposição a setores emergentes

Investir em inovação pode fornecer exposição a setores emergentes e disruptivos, como tecnologia, biotecnologia, energia renovável, inteligência artificial, entre outros, que podem estar posicionados para um crescimento significativo no futuro.

Participação ativa

Alguns investidores têm a oportunidade de se envolver ativamente com a startup, oferecendo orientações, conexões e experiências para ajudar a empresa a ter sucesso.

Crescimento pessoal

Investir em startups também pode oferecer uma experiência educacional valiosa, permitindo aprendizados sobre novos setores, modelos de negócios e estratégias de crescimento.

Competitividade

A inovação permite que as empresas se destaquem em mercados competitivos. Desenvolver produtos ou serviços inovadores pode atrair mais clientes e potencializar a posição no setor.

Eficiência operacional

Ideias inovadoras ainda levam a processos operacionais mais eficientes, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

No entanto, é importante notar que investir em inovação também pode ser arriscado e exigir recursos significativos. Nem todas as iniciativas inovadoras terão sucesso e é importante que as empresas avaliem cuidadosamente os riscos e benefícios de cada investimento. Além disso, a cultura organizacional e a capacidade de execução são aspectos fundamentais para o sucesso de qualquer companhia.

*Por Ana Paula, CEO da Leonora Ventures, corporate venture builder catarinense que tem a missão de impulsionar o crescimento de startups que atuam com tecnologias inovadoras no setor de varejo, logística e educação.

Foto: Freepik

Publicidade