A imobiliária Anagê Imóveis lidera uma transformação no setor com o lançamento do Inova Anagê. A iniciativa tem como objetivo promover o pensamento crítico e disruptivo entre os colaboradores para implementar soluções que agreguem valor tanto às operações internas quanto à experiência do cliente.
Projeto estruturado em parceria com a CoFound e lançado no Café com Inovação, evento que reuniu 22 líderes Anagê – número que representa mais de 70% das lideranças que atuam na imobiliária.
Foram dois dias de treinamento intenso, 20 horas literalmente pensando inovação. Os participantes foram divididos em cinco equipes que, a partir da metodologia de design thinking, foram desafiados a pensar em ideias para trabalhar melhorias operacionais e estratégicas da empresa, questões que demandam melhorias e ou problemas que precisam ser solucionados.
Cada grupo escolheu uma ideia que deveria ser aprovada pela banca avaliadora, formada pelos diretores da Anagê Imóveis.
Ideia validada, é hora de partir para a ação. Os grupos foram em busca de conhecimento, estratégias e partiram para o desenvolvimento de soluções, testes e ajustes finais.
Ao final, a banca avaliadora assistiu à apresentação das ideias, todas com alto nível de criatividade e foco direcionado para melhorias operacionais, aumento de receitas, redução de custos e aprimoramento da experiência do cliente. Mas era preciso definir uma – a que será colocada em prática num primeiro momento.
Ideia vencedora
A equipe que propôs a criação de uma base de conhecimento foi a vencedora do desafio.
O projeto também inclui uma assistente virtual generativa, com interface humanizada, que oferecerá em tempo real a resposta para todas as dúvidas do time Anagê.
Entre as principais entregas do projeto campeão, destacam-se a otimização do processo e a disponibilidade de respostas qualificadas e em tempo real. O grupo também lançou olhar sobre os investimentos necessários para implementação, aproximadamente 100 mil reais, e o time defende que o projeto precisa apenas de dois meses para se pagar e começar a gerar lucro, pois as lideranças e equipes terão mais tempo para dedicar às atividades estratégicas e táticas do dia a dia.
Próximos passos
Todos os 22 participantes foram nomeados Embaixadores da Inovação Anagê. Agora, eles assumem a responsabilidade de disseminar as boas práticas e compartilhar o conhecimento em suas áreas. O próximo passo é ampliar o programa para incluir todos os colaboradores da empresa, fortalecendo ainda mais a cultura de inovação.
Rodrigo Manteuffel, diretor financeiro da Anagê Imóveis, destaca que são poucas as imobiliárias que possuem programas formais de inovação e, ao adotar uma abordagem estruturada para fomentar soluções criativas, a Anagê se estabelece como um expoente no mercado. Ele conta que além de beneficiar seus clientes com transações mais ágeis e seguras, a imobiliária se alinha às melhores práticas de experiência do cliente, valoriza a jornada desde o primeiro contato até a conclusão do negócio.
“Inova Anagê é uma aposta na melhoria contínua, que permitirá aos nossos líderes e equipes proporem ideias que tragam benefícios palpáveis. Além de aprimorar nossos processos internos, a iniciativa fortalece nosso compromisso com a experiência do cliente, tornando a Anagê uma referência em inovação no setor imobiliário”, reiterou Manteuffel.