Publicidade
Sul teve quase 1,10 milhão de empresas inadimplentes em outubro, diz Serasa
02 de Janeiro de 2025

Sul teve quase 1,10 milhão de empresas inadimplentes em outubro, diz Serasa

Iniciativa mede a quantidade de empresas com compromissos vencidos e não pagos, segmentado por UF, porte e setor

Publicidade

Em outubro, 1.098.679 companhias do Sul do país fecharam o mês com as contas em atraso, segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, primeira datatech do Brasil. O Paraná registrou a maior quantidade de empreendimentos no vermelho (433.542), o que equivale a 27,0% dos negócios existentes no estado. Veja os números de todas as Unidades Federativas (UFs) da região a seguir:

Publicidade

Na visão nacional, em outubro foram registradas 7,0 milhões de companhias inadimplentes, o maior número da série histórica do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Esse total representa 32,3% das companhias existentes no Brasil. O valor das dívidas, quando somadas, bateu a marca inédita de R$ 156,1 bilhões. Em média, cada CNPJ teve cerca de 7,4 contas negativadas no período. Confira a seguir os dados dos últimos 24 meses (quantidades e valor de dívidas):

“Esse aumento na inadimplência pode ser atribuído, em grande parte, à alta das taxas de juros. Quando os juros sobem, o custo do crédito para as empresas também aumenta, tornando mais caro e difícil para elas obterem financiamento. Isso afeta diretamente a capacidade das companhias de gerenciar seu fluxo de caixa e cumprir suas obrigações financeiras. Além disso, a elevação dos juros pode reduzir a demanda por produtos e serviços, uma vez que consumidores e outras empresas também enfrentam custos de crédito mais altos, resultando em menor receita para as empresas. Esse cenário cria um ciclo vicioso, onde a dificuldade de acesso a crédito e a redução de receitas levam a um aumento na inadimplência, impactando negativamente a saúde financeira das companhias”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Setor de “Serviços” liderou índice de inadimplência em outubro

O setor de “Serviços” representou a maior parte das empresas com compromissos negativados (56,2%). Em sequência estava o “Comércio” (35,4%), seguido pelas “Indústrias” (7,3%), “Primário” (0,8%) e a categoria “Outros” (0,3%), que engloba o segmento Financeiro e o Terceiro Setor. Em relação ao setor das dívidas, a categoria “Serviços” representou a maior parte delas (31,0%) seguida por “Bancos e Cartões” (21,1%). Veja, a seguir, o detalhamento deste recorte:

Maranhão liderou o ranking de empresas com contas em atraso

Em outubro, a análise das Unidades Federativas revelou que o Maranhão registrou a maior taxa de inadimplência das empresas do país, com 43,0% das companhias do estado com o CNPJ no vermelho. Em seguida, Alagoas (42,3%) e Amapá (40,8%) também se destacaram entre os estados com mais empresas enfrentando pendências financeiras. Veja no gráfico abaixo as informações na íntegra:

Das 7,0 milhões de companhias negativadas em outubro, 6,5 milhões eram de micro e pequenas porte. Juntas, essas empresas somaram 46,5 milhões de dívidas, cujo valor total foi de R$ 134,1 bilhões. Em média, cada companhia inadimplente possuía 7,1 contas atrasadas. Veja a seguir o detalhamento por UFs:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas contempla a quantidade de empresas brasileiras que estão em situação inadimplência, ou seja, possuem pelo menos um compromisso vencido e não pago, apurado no último dia do mês de referência. O Indicador é segmentado por UF, porte e setor.

Limpa Nome PJ

As PMEs possuem agora um portal exclusivo para renegociação das suas dívidas com melhores condições, o Limpa Nome PJ. Neste portal, além das negociações é possível ter acesso a diversos outros serviços. Para consulta do seu Score PJ, realização de outras tarefas de gestão ou para limpar seu CPNJ, aprimorando a saúde financeira do seu negócio, clique aqui.

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter