Com participação representativa no concurso de aceleração da Alemanha – Advanced Material Competition, Santa Catarina mostra que está conquistando cada vez mais força e tornando-se referência no universo de empreendedorismo inovador. Do total de 38 empresas inscritas no programa, lançado pela rede internacional INAM (Innovation Network for Advanced Materials) para alavancar startups, 8 são brasileiras e dessas, 7 são de SC.
Outro fator relevante é a ligação de todas as empresas catarinenses com a Fundação CERTI, responsável por promover há mais de três décadas inovação e tecnologia no Sul do país. Das 7 startups catarinenses inscritas no concurso internacional, 6 são oriundas do Programa Sinapse da Inovação, sendo que uma delas está incubada no CELTA, e a sétima foi criada dentro da mesma incubadora. Tanto o Sinapse quanto o CELTA são mecanismos criados e gerenciados pela CERTI.
Após a inscrição no programa de aceleração, organizado pela rede INAM, as 38 startups escolhidas irão se reunir na Alemanha ao longo de 6 semanas com equipes corporativas, pesquisadores e mentores, para trabalharem juntas. Durante o programa, as empresas também receberão treinamentos, assim como orientações de negócios e tecnologia para desenvolver produtos e soluções inovadoras.
Ao final do ciclo de aceleração, 20 empresas serão selecionadas e irão ganhar 50.000 euros em dinheiro e serviços para transformar seu produto/solução em um grande negócio de sucesso.