Publicidade
Sicoob reúne mais de 900 líderes do cooperativismo financeiro brasileiro
10 de Outubro de 2023

Sicoob reúne mais de 900 líderes do cooperativismo financeiro brasileiro

5ª edição do "Pense Sicoob"

Entre 5 e 6/10, o Sicoob promoveu a 5ª edição do Pense Sicoob, encontro que marcou um momento crucial para o cooperativismo financeiro no Brasil.

Realizado no Complexo Brasil 21, em Brasília, o evento reuniu líderes das cooperativas singulares, centrais e do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), juntamente com importantes parceiros, autoridades e formadores de opinião do Brasil e do mundo.

Publicidade

Com o tema “Construindo Juntos os Próximos Passos”, o 5º Pense Sicoob teve início com as boas-vindas do presidente do Conselho de Administração do CCS, Miguel Oliveira, e do diretor-presidente do CCS, Marco Aurélio Almada. Mike Carson, sócio da McKinsey & Company, eleita pelo ranking da Forbes por dois anos consecutivos como a melhor consultoria de gestão do mundo e que está assessorando a elaboração do Pacto Sistêmico de Estratégia do Sicoob (2024-2026), conduziu a palestra sobre “Liderança vencedora: por dentro da mente de grandes líderes”.

O presidente do Conselho de Administração do CCS, Miguel Oliveira, destacou a importância do Pense Sicoob como um evento que sela o compromisso coletivo para traçar os caminhos de como a instituição irá contribuir com o cooperativismo financeiro nos próximos anos. “O Pense Sicoob é o momento em que selamos nossa estratégia nacional, que visa firmar o Sicoob como um importante parceiro da população brasileira e pilar significativo no mercado financeiro. Com o tema ‘Construindo Juntos os Próximos Passos’, enfatizamos a importância da cooperação e da construção compartilhada em nossa jornada estratégica. É o início de uma fase crucial em que traduzimos nossos desejos em ações tangíveis, assegurando a integração e alinhamento do Sistema com a nossa nova visão”, comenta o presidente.

No primeiro dia, um dos destaques foi o talk show “O papel do líder como protagonista da estratégia: histórias, vivências e aprendizados”, que contou com a participação do renomado professor da McGill University e PhD no MIT, Henry Mintzberg. Ao lado dele estavam Christiane Pelajo, jornalista, comunicadora e palestrante, e Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Centro Cooperativo Sicoob (CCS). Durante a conversa, os participantes foram envolvidos por histórias cativantes e exploraram aprendizados fundamentais para aqueles que almejam liderar com destreza, impactando positivamente o curso estratégico da jornada de inovação do Sicoob.

No segundo dia, o talk show intitulado ‘Pacto Sistêmico de Estratégia: a construção do amanhã começa hoje’ foi liderado pelo presidente do Conselho de Administração, Miguel Oliveira e pelo diretor presidente do CCS, Marco Aurélio Almada, contando com a participação dos demais diretores executivos do CCS, com a exposição das intenções estratégicas nacionais para todas as instituições e funcionários integrantes do Sistema. Em seguida, foi realizada a apresentação que consolida o propósito do Sicoob de promover justiça financeira e prosperidade, feita por Miguel Oliveira. Logo após, Marco Aurélio Almada anunciou a nova visão de futuro do Sistema para 2026: “Proporcionar a melhor experiência financeira aos cooperados”.

Cooperação e união

“A 5ª edição do Pense Sicoob não apenas marca um capítulo significativo na história do Sicoob, mas também define o rumo para os próximos três anos. A união de líderes, funcionários e parceiros durante dois dias intensivos reflete o compromisso coletivo em fortalecer o Sicoob e consolidar sua posição como referência no setor. E o Pacto Sistêmico de Estratégia é mais do que uma assinatura, é a materialização de um compromisso robusto, impulsionando-nos a construir uma instituição mais resiliente e adaptável. Com uma nova visão estratégica delineada, olhamos para o futuro com entusiasmo, confiantes de que, ao construirmos juntos os próximos passos, continuaremos a trilhar o caminho do sucesso e da excelência no cooperativismo financeiro, proporcionando a melhor experiência financeira aos nossos cooperados”, comenta Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do CCS.

Inerente aos princípios do cooperativismo financeiro está o valor da cooperação e união. Por essa razão, o segundo dia do evento marcou o momento em que o presidente do Conselho de Administração e o diretor-presidente do CCS, juntamente com conselheiros e presidentes representantes dos 14 sistemas regionais que compõem o Sicoob, subiram ao palco para a assinatura do termo que formaliza o compromisso de todos para a execução e concretização das intenções estratégicas sistêmicas definidas pelas lideranças do Sistema e formalizadas no âmbito do Pacto Sistêmico de Estratégia 2024-2026. O evento foi encerrado com uma apresentação do Mestre Adamastor e sua bateria de escola de samba, que contagiou a todos os participantes.

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade