O presidente da Whirlpool Latin America, João Carlos Brega, conversou na última segunda-feira (9) com empresários filiados e convidados do LIDE Santa Catarina. O encontro ocorreu na Fiesc, em Florianópolis, e abordou a defesa de quatro pilares fundamentais para o aumento da geração de valor no País.
Para Braga, é necessária uma mudança urgente de postura da sociedade, para que se torne menos omissa e mais participativa, principalmente nos espaços de política. Isso fará com que exista um controle maior dos rumos do Brasil. “Com o nosso tamanho, a nossa riqueza, precisamos almejar estar entre as seis maiores economias do mundo”, destaca o executivo.
Brega defende ainda que não existe uma solução milagrosa para corrigir as dificuldades enfrentadas no País e que o crescimento da geração de valor, resultado da subtração entre o Produto Interno Bruto e o Custo Brasil, faz parte de uma série de reformulações. A primeira delas seria a reforma estrutural, abrangendo as reformas previdenciária, política, fiscal e trabalhista; também a estimulação de um novo ambiente de negócios; um redimensionamento do tamanho do Estado e, por fim, uma política de investimentos remodelada. “É preciso trabalhar com o Congresso. Se a gente não eleger senadores e deputados comprometidos com o que a gente acredita, se não tivermos uma reforma política, nós não sairemos do lugar”, ponderou.
Este foi o primeiro evento do LIDE Santa Catarina neste segundo semestre. Para o presidente do grupo, Wilfredo Gomes, o debate é uma oportunidade para refletir sobre o futuro da economia nacional. “Precisamos fazer uma reflexão do que a gente pode aprender com essa promessa de tantos desafios que estão por vir, não apenas como empresários, mas realmente como cidadãos brasileiros”, destacou.