Uma festa grandiosa e repleta de personalidades marcou a última sexta-feira, dia 27, em Blumenau, durante o Prêmio Ozires Silva. Aproximadamente 350 pessoas prestigiaram o evento, no Castelo Suíço, onde 37 empresas e celebridades foram homenageadas e agraciadas com a palestra “Rotas para o Empreendedor”, do empresário e fundador da Embraer, Ozires Silva.
Aos 84 anos, Ozires Silva ainda acredita em um futuro grandioso para o Brasil. Durante a palestra incentivou os presentes com sua história de vida e determinação. “A chama que faz o Brasil andar precisa acender. Vamos crer na força deste país. Mantenham a determinação e não ficarão perdidos nas dificuldades. O empreendedor de Santa Catarina tem nas mãos todas as ferramentas para construir um Estado mais forte. Eu acredito nos talentos da região. Vamos produzir os resultados”, afirmou.
Após todas as homenagens, Ozires Silva foi surpreendido ao receber o título de Embaixador da Paz, pelo Círculo dos Embaixadores da Paz da Suíça e França, das mãos da advogada Delasnieve Daspet e de Gustavo Siqueira, também embaixadores. “ Todas as homenagens que recebi aqui hoje, foram as que mais me emocionaram”, agradeceu o fundador da Embraer. Além disso, ele recebeu um quadro com a sua imagem, pintado pelo artista Celito Medeiros.
O Círculo dos Embaixadores da Paz da Suíça e França é a entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e os Embaixadores da Paz são exemplos vivos da PAZ no dia-a-dia familiar, profissional e associativo. São homens e mulheres que conseguiram o respeito dos seus semelhantes, pelo seu projeto de vida e que, por suas ações e/ou realizações direta ou indiretamente, trouxeram a paz e a fraternidade entre os povos.
Foi a primeira vez que o prêmio ocorreu em Santa Catarina, um desejo do próprio Ozires há muito planejado. Para a empreitada, ele contou com a participação do Instituto Gigantes da Ecologia (IGE), da Green Multicom, especialista na organização de eventos, e da JCI Blumenau – Garcia.
Quem é Ozires Silva?
Ozires Silva é o homem que decidiu que o Brasil tinha condições de fabricar seus próprios aviões. Em 19 de agosto de 1969 ele fundou a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A), companhia de capital misto e controle estatal. Com o apoio do Governo, a empresa transformou a ciência e a tecnologia em engenharia e capacidade industrial. Depois de passar por alguns problemas, atualmente, a empresa é privada e uma das maiores exportadoras brasileiras e uma das principais empresas do mercado aeronáutico mundial.
Atualmente, apaixonado que é por aviões, já está com planos de criar uma escola de aviação com o seu nome. Ele, que já é reitor do grupo Anima Educação, foi convidado pelos empresários Ricardo Bellino e Fabricio Morini para fundar a Ozires Silva Aviation Academy, com uma escola em Palm Beach e outra em São José dos Campos.
Seu nome é reconhecido no mundo inteiro, principalmente, nas grandes universidades, empresas de alta tecnologia, governos das grandes potências, e nos maiores círculos da ciência moderna, inclusive, os mesmos que indicam os grandes nomes para o Prêmio Nobel. Ele é conhecido, principalmente, pela sua preocupação com a educação. Ele é o exemplo vivo de um jovem pobre que, por meio da educação, conseguiu construir um futuro melhor para si e para o próprio Brasil.
Mais fotos do evento, clique aqui.
Confira os homenageados no Blog da New Age.