Publicidade
Praça do Largo da Alfândega, em Florianópolis, será reinaugurada neste sábado, 26
25 de Março de 2022

Praça do Largo da Alfândega, em Florianópolis, será reinaugurada neste sábado, 26

Fort Atacadista adotou a praça e cuidará da manutenção do espaço

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A praça do Largo da Alfândega, ao lado do Mercado Público de Florianópolis, foi inaugurada pela Prefeitura Municipal em fevereiro de 2020, um mês antes do início da pandemia. Porém, neste período em que a circulação de pedestres diminuiu e muitas atividades foram cessadas, o espaço ficou subutilizado e acabou até mesmo sofrendo depredação.

Foi aí que surgiu o convite da Secretaria de Turismo de Florianópolis para o Fort Atacadista adotar a praça, contribuindo para as melhorias necessárias e, principalmente, para a manutenção de um espaço com tanta importância para a história da cidade.

Publicidade

A cerimônia que marca a adoção da praça, está marcada para este sábado, dia 26 de março, às 10h, dando continuidade à programação especial da Prefeitura pelo aniversário da capital catarinense. O público está convidado a prestigiar apresentações culturais, como o Boi de Mamão, Roda de Rendeiras e Ratoeiras, Grupo Afro Pegada Nagô e Pau de Fita Sambaqui.

Silvia Marquez, coordenadora regional de marketing do Fort Atacadista explica que, “Queremos melhorar a experiência do público que frequenta a praça, sejam os moradores ou turistas, para que desfrutem desse espaço tão rico para a nossa história com mais segurança e conforto, além de destacar curiosidades sobre o Largo da Alfândega e a cultura açoriana. A proposta é entregar um espaço revitalizado para o público e, junto à Prefeitura e demais órgãos públicos, conscientizar a população a valorizar e também cuidar do espaço”, completa Silvia.

 

História da região

Ao longo da praça, foram instalados totens com fotos que marcaram a história da região, destacando fatos curiosos e que resgatam um pouco da cultura açoriana. Os conteúdos, assinados pelo historiador Sérgio Luiz Ferreira, permeiam cinco elementos: mar, terra, religiosidade, artesanato e folclore.

“Aqui no Largo da Alfândega nós encontramos todos os elementos da cultura da Ilha; é, sem dúvida, o lugar onde a cultura de Florianópolis se encontra. Por isso, buscamos reunir nesses totens conteúdos pertinentes a todos esses aspectos, contemplando por exemplo a pesca da tainha, a farinha de mandioca, entre outros”, destaca o historiador. As ilustrações são do artista plástico Jesus Fernandes. Além da entrega da praça revitalizada, o Largo da Alfândega contará com uma agenda de eventos e intensa programação cultural assinada pela Secretaria Municipal de Turismo para movimentar e dar ainda mais vida ao espaço.

Foto: Flavio Tin

Publicidade
Publicidade