Publicidade
Livro sobre os principais empresários da história de Santa Catarina é lançado
06 de Novembro de 2023

Livro sobre os principais empresários da história de Santa Catarina é lançado

Uma parceria entre o LIDE e a Editora Expressão

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Nesta quarta-feira, 8/11, o LIDE SC realiza a entrega do Prêmio Líderes 2023, considerado o Oscar do empreendedorismo catarinense.

Além de homenagear quem faz a diferença no estado, esta edição é ainda mais especial com o lançamento da obra “Santa Catarina: uma história de empreendedorismo” que narra a trajetória das principais organizações e dos mais renomados empresários catarinenses.

Publicidade

Espírito empreendedor
O livro, produzido pela Editora Expressão, viaja do passado ao futuro, percorre todas as regiões e transita por vários segmentos para mostrar a diversidade e riqueza da economia e o espírito empreendedor que passa de geração a geração e que, ao longo da história, fizeram e fazem de Santa Catarina uma referência nacional em vários setores, além de ser um dos estados mais ricos e desenvolvidos do país.

A obra de capa dura e tiragem de cinco mil exemplares, é dividida em três capítulos. O primeiro, ressalta a importância dos pioneiros da indústria catarinense representados pelas empresas Hering, Karsten, Hoepcke, Altenburg, Condor, Primo Tedesco, Sadia, Buddemeyer, WEG, Aurora, Cooperja e Renar.

O segundo capítulo apresenta os líderes da atualidade, representados por 36 empresários catarinenses: Acari Luiz Menestrina (Gran Mestri), Adriano Palma Silva (Faial Prime Suites), Aldo Garcia (Betha Sistemas), Alex Sales (Alumbra Empreendimentos Design), Alexandre Wiggers (Condor), Anderson Becker (ABecker Loteamentos), Andrea Druck (Habitasul), Antonio Koerich (Lojas Koerich), Arnaldo Glavam Júnior (Grupo AG Capital), Carlos Amaral (SCC-SBT), Carlos Henrique Fonseca (Sebrae-SC) e Daniel C. Araújo (D/Araújo Agência de Comunicação).

O capítulo que trata sobre o presente do empreendedorismo evidencia também as histórias de Dayane Titon Cardoso (Baly), Eduardo Sattamini (ENGIE Brasil Energia), Erick Marques Isoppo (IDB do Brasil Trading), Everton Luis Goedert (Goedert Group), Fernando Luiz Weber (Weber Cidades Inteligentes), Irani Pamplona Peters (Pamplona Alimentos S/A), Jaimes Almeida Junior (Almeida Junior), João Batista Lohn (Grupo MundialMix), José Koch (Grupo Koch) e Luiz Fernando Furlan (Sadia).

A segunda parte do livro compartilha ainda as trajetórias dos empresários Marcello Corrêa Petrelli (Grupo ND), Mário Neves (NSC), Marcelo Repetto (Claro), Marta Denise Maidanchen (Quanta Previdência), Miguel Abuhab (Neogrid), Patrícia da Silva Grillo (Hoepcke Negócios Imobiliários), Rafael Appel (Appel Home Têxtil), Ricardo Dimas da Silva (Dimas Auto), Ronald Gomes (Febracis), Rui Altenburg (Altenburg), Rui Schneider da Silva (Sicoob Central SC/RS), Sérgio Brincas (Grupo Baía Sul), Viviane Cecilia Lunelli (Lunelli) e Wilfredo Gomes (OneWG Multicomunicação).

Na sequência, o terceiro capítulo aborda os desafios e perspectivas do mercado, da economia e do empreendedorismo em Santa Catarina de acordo com a visão de lideranças de quatro diferentes segmentos: do Legislativo, o presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (Alesc), da Indústria, o presidente da FIESC, Mário Cezar de Aguiar; o Cooperativismo é representado por Luiz Vicente Suzin, da Ocesc; e da Tecnologia, Moacir A. Marafon, da Softplan.

De forma inédita, a obra “Santa Catarina: uma história de empreendedorismo” vai além das páginas. Por meio de QR Code disponível na produção física, os leitores podem ter acesso a entrevistas completas e exclusivas com as lideranças que integram a obra.

“Este livro é ao mesmo tempo uma homenagem aos desbravadores e aos líderes da atualidade, como também uma inspiração para os empreendedores do futuro”, ressalta Delton Batista, presidente do LIDE SC.

Prêmio Líderes do Brasil
Realizado anualmente pelo LIDE SC, o Prêmio reconhece as empresas, marcas e lideranças, distribuídas nas seguintes categorias setoriais: ESG, Destaques Empresariais, e Reconhecimento Individual.

Neste ano, o evento ocorre dia 08 de novembro, na Alameda Casa Rosa, em Florianópolis, e deve reunir cerca de 200 empresários de marcas que somam mais de R$ 100 bi em faturamento e geram cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos.

A escolha dos vencedores é feita por meio de uma série de etapas definidas por Regulamento, começando com a indicação aberta com a participação de filiados, parceiros, apoiadores, mantenedores do LIDE SC, finalistas do Prêmio em edições anteriores, líderes empresariais, entidades associativistas, sindicatos, federações patronais e organizações do terceiro setor. A segunda fase consiste na avaliação dos cases pelos comitês temáticos formados por especialistas e líderes de organizações, e a etapa final é a validação pelo Comitê Estratégico do Prêmio.

Publicidade
Publicidade