A 3ª edição da Feira Internacional de Negócios (FIN) será realizada entre os dias 3 e 4 de abril de 2024, no CentroSul, em Florianópolis.
O evento oficial de lançamento aconteceu na última terça-feira, 8/8, no Faial Prime, e reuniu, entre os participantes, importantes autoridades, jornalistas e empresários nacionais e internacionais. Na cerimônia, houve a realização do painel “Oportunidades e Desafios do Mercado Global”.
Novo logotipo
Entre as novidades para o próximo ano está o novo logotipo, que faz referência à implantação do conceito ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Com o símbolo, a FIN reafirma seu compromisso de ser mais que um meio de geração de negócios para assumir o papel de contribuir assertivamente com o crescimento sustentável dos países presentes no evento.
As cores da logo representam seis ODSs, que serão os pilares da feira: Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria Inovação e Infraestrutura; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Redução das Desigualdades; Ação contra a Mudança Global do Clima; Parcerias e Meios de Implantação. A nova marca foi desenvolvida pela Limão Propaganda
“A FIN Brasil está no calendário global como uma das principais feiras multissetoriais de negócios. Participantes de várias nacionalidades dos seis continentes se reúnem aqui com o objetivo de realizarem negócios que extrapolam os limites de fronteiras, culturas e línguas. É uma iniciativa audaciosa, mas Santa Catarina é um Estado vocacionado e altamente preparado para esse movimento”, disse Jatyr Ranzolin, CEO da FIN 2024 e Presidente da Câmara Brasil Portugal.
FIN 2024
A organização do evento prevê receber mais 4.500 pessoas, mais de 100 autoridades governamentais e delegações de mais de 60 países como Argentina, Uruguai, Equador, Estados Unidos, Portugal, Eslovênia, Governo Autônomo da Ilha Madeira, Moçambique, Angola, Mali, Burkina Faso, Cazaquistão, Suíça, França e Nigéria.
Segundo Jatyr, a ampliação do espaço contará com mais de 250 estandes e três palcos, sendo um deles cultural. “Temos ainda muitas novidades que vamos anunciar durante os próximos meses em relação à tecnologia, estrutura, palestrantes e atrações que irão gerar networking, mentorias internacionais, matchmaking e rodadas de negócios”.
O site do evento já está disponível a partir desta quarta-feira, 9/8, para garantir ingressos e, por meio dele, obter mais informações e preencher o formulário de expositor.
De acordo com o Secretário de Estado de Articulação Internacional, Juliano Froehner, “a FIN exerce um papel fundamental na internacionalização de Santa Catarina e é uma grande oportunidade para divulgarmos as potencialidades, atrair investimentos e incentivar relações comerciais do Estado com os países participantes”.
Segundo Filipe Gallotti, Gerente de Negócios do Sebrae/SC, “empresários que participaram da FIN nos deram como feedback o fechamento de excelentes negócios. Como nosso trabalho é apoiar micro e pequenos empreendedores, estamos incentivando ainda mais o mundo dos negócios ao selarmos novamente essa parceria com a feira”.
Painel
Conduzido por experientes especialistas em negócios e gestão, o painel “Oportunidades e Desafios do Mercado Global” contou com a participação de Dilvo Casagranda, International General Manager Export da Cooperativa Central Aurora Alimentos; Franciele Dacas Franzmann, Export Manager da Intelbras; Jatyr Ranzolin, CEO da FIN 2024; Maitê Bustamante, presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC; Patrícia Lia Bentrano, Commercial e Marketing Manager do Porto Itapoá; Arnon Melo, presidente da Canadian International Freight Forwarders Association (CIFFA); e Rui Miguel da Silva Barreto, Secretário Regional de Economia da Ilha da Madeira.
“Temos inúmeras razões para estimular a parceria com o Brasil, falamos praticamente a mesma língua, temos relações culturais em comum e compartilhamos o mesmo oceano. A Ilha da Madeira é uma excelente opção para a realização de negócios, pois aplicamos baixa tributação fiscal e nossa economia está cada vez mais baseada na inovação. A FIN será uma oportunidade de reunir o melhor do Brasil com o melhor de Portugal”, disse Rui Miguel da Silva Barreto.
“Santa Catarina é o 6º PIB do país, temos uma produção variada de produtos e que alcançam exigentes mercados. Também somos um Estado importador. Por isso, a FIN é importante para a internacionalização de nossos produtos. É um evento que contribui para tornar a mentalidade empresarial mais receptiva a novos modelos de negócios e que nos trará muitas oportunidades pela frente”, observou Maitê Bustamante.
Para conferir as importantes análises apresentadas durante o painel, assim como as falas de autoridades e as novidades completas da nova edição da FIN Brasil, o evento na íntegra está disponível neste link.
Da esquerda para a direita Juliano Froehner, Juliano Richter Pires, Zena Becker e Jatyr Ranzolin
Público acompanha cerimônia de lançamento da FIN
Da esquerda para a direita: Patrícia Lia Brentano, Filipe Gallotti, Jatyr Ranzolin, Franciele Dacas Franzmann e Dilvo Casagranda
Crédito das imagens: Germano Rorato