Publicidade
Jovem empresário de Florianópolis escreve biografia para inspirar empreendedorismo no país
14 de Março de 2016

Jovem empresário de Florianópolis escreve biografia para inspirar empreendedorismo no país

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Da condição de órfão a empresário bem-sucedido em um novo mercado e à Presidência de uma entidade de expressão nacional, o catarinense Lucas Schweitzer tem uma história surpreendente. Hoje, com apenas 26 anos, está no comando da Lusch Agência de Eventos, criadora da Empreende Brazil Conference, maior evento de imersão em empreendedorismo do Sul do País. Por convite da entidade e consenso entre seus integrantes, foi eleito em 2015 Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC/SC) e ainda é membro do LIDE Futuro/SP, maior grupo empresarial do País, cujos membros significam mais de 56% do PIB do Brasil.

Em breve, em abril, Lucas também passará a integrar o Conselho Estadual de Turismo, para o qual foi convidado. Mas para chegar a esse patamar profissional de forma tão rápida, e tendo como ponto de partida a perda precoce dos pais e a necessidade de trabalhar para garantir o próprio sustento, há uma inspiradora história de empreendedorismo. O rapaz que muito cedo criou coisas novas no mundo dos negócios – como uma agência profissional de eventos e uma conferência de empreendedorismo que virou modelo para outros estados – agora quer inovar mais uma vez: está lançando uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar sua precoce biografia.

Publicidade

Apesar de uma bela história a ser contada, seu objetivo com a biografia não é apenas expor a trajetória de superação pessoal, mas sobretudo detalhar a superação profissional como um empreendedor que ousou e arriscou muito cedo. “Quero mostrar no livro meus acertos e erros nessa aventura no mundo dos negócios para inspirar outros jovens com talento empreendedor e facilitar seu caminho”, explicou Lucas, que pretende apontar no livro soluções para problemas enfrentados como jovem empresário, incentivando e auxiliando outros jovens que tenham o desejo de empreender.

Segundo pesquisa feita pela Endeavor em 2014 com estudantes universitários, 11,2% deles já têm sua própria empresa e a faixa etária de estudantes do ensino superior que mais empreendem ​fica entre 18 e 24 anos, com 37,2%. O financiamento coletivo (crowdfunding) para a biografia de Lucas, “Tinha Tudo pra Dar Errado”, foi lançado no dia 2 de março no site http://goo.gl/aWrJGy. Nesta data Lucas completou 26 anos e divulgou também pela internet (YouTube e redes sociais) um curto documentário com o resumo da história narrada no livro.

Superação

Nascido em Lages, o empresário se mudou com a família para Florianópolis quando tinha 4 anos. Aos 15, sofreu uma grande perda com a morte da mãe, vítima de câncer. Passou a conviver com a dor da perda e com a depressão do pai, que, três anos depois, por não conseguir superar a morte da esposa, cometeu suicídio.
Sozinho, contando apenas com apoio da irmã e o irmão, que já tinham saído de casa, Lucas não perdeu a vontade de vencer as dificuldades e conseguiu se levantar. Para se sustentar, ainda na adolescência, conquistou uma vaga como auxiliar administrativo na loja da mãe de uma amiga. Foi o primeiro passo para uma carreira cheia de obstáculos e conquistas. “Independente do problema, penso sempre em buscar soluções. É este aprendizado que quero mostrar no livro. Tenho sempre na memória aquela frase: ‘Você nunca sabe a força que tem, até que sua única alternativa é ser forte’”, contou.

A inclinação para a promoção de eventos apareceu ainda na adolescência. No fim do ensino médio, resolveu fazer uma festa para os amigos e acabou reunindo 600 pessoas. Aos 19 anos abriu seu primeiro negócio, um site de entretenimento chamado Oquetemhoje.com.br. O portal reunia os principais eventos de Florianópolis e região. Por este trabalho, foi convidado a assumir a coordenação de eventos da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). Atuou por três anos neste cargo até abrir a Lusch Agência de Eventos.

“Quando era criança vi uma reportagem sobre jovens empreendedores que aos 30 anos eram considerados bem-sucedidos. Me perguntava: ‘tenho que esperar tanto tempo assim?’ Sempre fui precoce, querendo quebrar paradigmas”, brincou. 

Além do Empreende Brazil Conference, que reuniu em 2015, na segunda edição, mais de 1,2 mil empreendedores em Florianópolis, a Lusch é responsável pela organização da Procissão Nosso Senhor dos Passos pelo terceiro ano. Trata-se do maior evento religioso de Santa Catarina, tombado pelo Patrimônio Histórico, no qual, em 2016, participaram cerca de 75 mil pessoas em dois dias. Outros eventos de destaque são a inauguração da fábrica da BMW em Araquari, a comemoração dos 20 anos do Sest Senat e a formatura do Pronatec em Florianópolis que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Publicidade
Publicidade