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Investimento em pesquisas de mercado pode trazer benefícios para os negócios
04 de Abril de 2024

Investimento em pesquisas de mercado pode trazer benefícios para os negócios

Essa ferramenta é interessante por trazer informações muito ricas e extremamente relevantes para a tomada de decisões nas empresas

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Dados de um estudo feito pela Serasa Experian apontaram que, no primeiro trimestre de 2023, houve um aumento de 44% nos pedidos de falência entre as empresas brasileiras, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

No caso dos pedidos de recuperação judicial, o aumento foi de 37%. Diante desse cenário, seria interessante poder ‘enxergar’ o caminho que está sendo trilhado com o máximo de clareza para que correções de rota e de estratégia pudessem ser realizadas a fim de evitar a quebra dos negócios, certo? Na visão de Haroldo Matsumoto, especialista em marketing e diretor da Prosphera Educação Corporativa – consultoria multidisciplinar especializada na gestão de negócios – a pesquisa de mercado é um bom meio para entender o mercado e se os planos adotados estão levando a empresa ao caminho correto.

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De acordo com Matsumoto, essa ferramenta é interessante por trazer informações muito ricas e extremamente relevantes para a tomada de decisões nas empresas. Por meio das pesquisas de mercado, as companhias passam a ter uma visão mais adequada sobre o segmento de atuação, sobre os concorrentes, sobre o público-alvo e a respeito do próprio negócio.

O consultor ainda explica que empresas de qualquer segmento e porte podem – e devem – investir em uma boa pesquisa de mercado a fim de que seus gestores possam tomar decisões mais assertivas. Ele destaca, inclusive, a importância de uma boa pesquisa de satisfação do cliente para marcas que trabalhem com varejo e serviços, uma vez que elas trarão uma visão sobre como a empresa é percebida pelos clientes.

Outras vantagens apontadas pelo diretor da Prosphera Educação Corporativa em relação ao emprego das pesquisas de mercado são: a possibilidade de entender a viabilidade de um negócio; criação de novos produtos e serviços, além de campanhas de marketing; possibilidade de explorar novos mercados, chance de criação de novos segmentos; acesso a informações estratégicas e o aperfeiçoamento da relação com o público-alvo da companhia.

Imagem: Pexels 

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